apresentado por Suzano

Mais do que apenas atuar nas regiões em que está inserida, a Suzano quer ajudar a desenvolver as comunidades de seu entorno

Mais do que apenas atuar nas regiões em que está inserida, a Suzano quer ajudar a desenvolver as comunidades de seu entorno, fornecendo-lhes instrumentos para que possam continuar com o próprio aprimoramento.

Nesse sentido, iniciativas de geração de renda permeiam todos os estados do Brasil nos quais a empresa está localizada, permitindo a produção e a manutenção de seus recursos por meio do próprio trabalho.

Conheça abaixo alguns desses projetos:

Apicultura

Os projetos de apicultura proporcionam geração de renda alternativa para famílias das comunidades localizadas próximas das florestas da Suzano em São Paulo e na Bahia, por meio da produção de pólen, própolis e mel.

As colmeias são instaladas em terras localizadas dentro das propriedades da empresa, cujo lucro é revertido para projetos sociais nos municípios de relacionamento.

Além de propiciar renda para as famílias, possibilitam o uso múltiplo do eucalipto, a utilização diversificada do espaço e o reflorestamento natural.   

Agricultura Comunitária

Por meio da capacitação técnica e implantação de sistemas agro sustentáveis (criação de animais de pequeno porte, cultivo de hortaliças, seleção de sementes, rotação de culturas, etc), os projetos de Agricultura Comunitária na Bahia, Maranhão e Piauí têm o objetivo de garantir a segurança alimentar das comunidades rurais sob influência da empresa e o fortalecimento dos produtores locais, melhorando a qualidade de vida e estimulando a permanência do homem no campo.

Ao todo, envolve mais de 4000 pessoas, sendo 1100 beneficiadas diretamente.

Piscicultura

O projeto capacita tecnicamente produtores da Bahia para a piscicultura sustentável em tanques-rede e escavado, possibilitando a produção de Tilápia, principalmente.

Além de trabalhar o grupo para a criação de peixes, estimula também a conscientização quanto à preservação das matas ciliares e uso consciente dos recursos disponíveis.

OUTROS

Formas da Natureza

Em parceria com outras empresas do setor, o projeto busca a ampliação do grau de conhecimento de grupos de artesãos da Bahia, tornando-os autossuficientes na gestão de seus negócios, além de consolidar o uso da madeira de eucalipto em substituição à madeira nativa.

Extrativismo Sustentável

Apoia o desenvolvimento do extrativismo vegetal e demais sistemas produtivos, proporcionando aos povos e comunidades tradicionais de Cidelândia e Imperatriz (MA) capacitação, assistência técnica e estruturação para incremento da produção e da renda provenientes destas atividades.    

Ao todo, são cerca de 650 extrativistas envolvidos diretamente no projeto.

Coleta Seletiva em São Miguel Arcanjo

O programa incentiva a coleta seletiva no centro do município de São Miguel Arcanjo (SP), por meio da recolha de materiais recicláveis nos estabelecimentos e residências da zona urbana, contribuindo com a limpeza pública e a destinação adequada de resíduos sólidos.

A coleta é realizada pela Cooperarcanjo, uma das comunidades de catadores de materiais recicláveis apoiadas pela empresa.

Iniciativas como essas transformam a realidade de comunidades regionais por meio da capacitação para a autogestão sustentável.

Para saber mais sobre os projetos da Suzano, acompanhe o Suzano Blog.

matérias relacionadas