Dois snowboarders decidiram contrabalancear a propaganda massiva de energéticos em eventos de esportes radicais pedindo para as pessoas beberem a boa e velha água
Quando a temporada de inverno acaba na gélida cidade de Bellingham, no estado americano de Washington, Austin Smith, 26 anos, viaja para a Argentina ou para o Chile em busca de mais gelo. "Há dez anos eu vivo caçando powder [a neve fofa amada pelos atletas do snowboard]." Ele e seu amigo Bryan Fox são snowboarders profissionais e notaram, em 2011, que as marcas de energéticos estavam dominando os patrocínios de atletas e eventos de snowboard. "Saudável a gente sabe que não é", diz Austin. "Então a nossa ideia é contrabalancear o marketing que atinge os jovens nos esportes radicais."
Para Austin, o problema é a publicidade atingir pessoas mais novas. "Sendo um adulto você sabe os efeitos dessas bebidas, mas quando criança você só está fazendo o que é mostrado", afirma. "E a verdade cruel é que a maioria dos atletas de esportes de ação que endossam os energéticos não bebem de fato o produto."
A Drink Water, "beba água" em inglês, foi fundada na garagem de Austin, onde os dois passaram a fazer moletons e camisetas com essa frase. A mensagem se espalhou e a iniciativa virou um movimento e uma marca comercializada pela internet. Além de doar 10% do valor dos produtos para instituições voltadas ao tratamento de água no mundo, eles realizam eventos para levantar fundos para a water.org (ONG do Matt Damon) e filmes de snowboard e skate, como Pathology.
"Os próprios atletas já demonstraram que estão dispostos a ajudar. É isso o que nos faz seguir em frente", ele conta. "A água é o líquido mais benéfico e sustentável que o ser humano pode consumir. Creio que a tendência é que as pessoas saibam cada vez mais disso, porque é uma coisa óbvia, mais cedo ou mais tarde vai vir à tona. Nossa ideia é intensificar essa mensagem."
Vai lá: wedrinkwater.com