O melhor do Trip FM em 2024: Tamara Klink
Confira um dos melhores papos que rolaram durante este ano enquanto preparamos mais episódios inéditos para 2024
Créditos: Divulgação
Por Redação
em 27 de dezembro de 2024
Durante o período de férias de verão, nossa equipe selecionou alguns dos melhores papos do ano de 2024. Se você ainda não ouviu (ou que rever a conversa), aqui está uma das escolhidas.
Era julho quando Tamara Klink partiu da costa da França a bordo do Sardinha 2, um veleiro de dez metros de comprimento, rumo à Groenlândia. Há quase um ano, ela navegou por vinte dias entre icebergs para chegar a um dos territórios mais remotos do mundo, onde o sol se esconde durante todo o inverno e o mar se transforma em gelo. Foi ali que aportou sua embarcação para se transformar na primeira mulher a completar o período de invernagem sozinha no Ártico – em outras palavras, passar o inverno isolada no barco preso no gelo. Durante oito meses, a velejadora viveu entre raposas, corvos e ptarmigans em temperaturas que variam entre -20ºC e -40ºC, em contato com a civilização por e-mails curtos e textos publicados por uma amiga em seu Instagram. Aos 27 anos, Tamara descobriu como enxergar através dos pequenos ruídos no meio do silêncio, sentiu falta de um dicionário – e também de algumas palavras para definir os sons, cheiros e gostos que experimentou –, aprendeu a tocar músicas no violão e inventou outras tantas quando as cifras acabaram e viu as pessoas que deixou em terra firme se transformarem em rascunhos abstratos na sua cabeça, tão verdadeiros quanto os personagens dos livros que lia. Filha da fotógrafa e empresária Marina Klink e de Amyr Klink, um dos maiores velejadores do mundo, Tamara escreveu mais um capítulo de uma história que é só sua – e, ao contrário do que muitos esperam, sem contar com conselhos ou orientações do pai.
Em sua primeira entrevista depois da invernagem, Tamara Klink bateu um papo exclusivo com Paulo Lima no Trip FM. Ela conta o que aprendeu sobre si e sobre a vida, fala de sexualidade, música, sonhos e os maiores desafios nesse projeto – cair na água congelante ao pisar no gelo fino foi só um deles. Você pode ouvir essa conversa no play nesta página, no Spotify ou ler a seguir.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip FM
Ruan Juliet direto da Rocinha: o Rio que o príncipe William não vê
-
Trip FM
Marjorie Estiano: Ângela Diniz, feminicídio, fama e a vida aos 43
-
Trip FM
Trip Girls
-
Trip FM
Ingrid Guimarães: ansiedade, menopausa e o tesão pelo corre
-
Trip FM
O Paulo Ricardo que você não conhece
-
Trip FM
Conrado Hübner: o professor que intima o Supremo
-
Trip FM
Pedro Vinicio: o artista que queria ser vagabundo