O mundo pop de Herbert Loureiro

por Felipe Pedroso

Com apenas 23 anos, artista alagoano já expôs na Europa e prepara nova mostra

Herbert Loureiro, alagoano de 23 anos, é um artista versátil que é a cara do século 21. Formado em Jornalismo, é também ilustrador, fotógrafo, produtor de moda e o que mais lhe der na telha.

Versatilidade que já rendeu a ele bons frutos. Teve seu nome em exposições em Paris, Bruxelas e Lituânia e recentemente participou de um projeto com 13 artistas de todo Brasil selecionados pela ABA (Academia Brasileira de Artes) para desenvolver trabalhos com cédulas de real questionando o valor da arte [veja também o trabalho de Fernando Schmitt na Trip 209 - especial Lucro].

Com um trabalho cheio de personalidade, Herbert busca na cultura pop suas referências. O mundo da moda, o estilo de vida hipster, ursos gays, tradições regionalistas, Power Rangers acrobatas, misticismo e seu cotidiano são retratados por ele com um humor ácido que desconstrói até mesmo a seriedade de seu trabalho. Além do humor, sua arte também é caracterizada pelos traços tortos, geometrismo e o colorido de suas ilustrações, que remetem a um estilo que lembra desenhos infantis.

Loureiro prepara para setembro desse ano sua primeira exposição solo em Alagoas reunindo seus principais trabalhos. Estarão na mostra a série fotográfica Caravana, que resgata o folclore dos folguedos alagoanos, e também trabalhos inéditos como a obra La Ursa, que utiliza técnicas de pinturas em vidro com papel sobreposto.

Vai lá: www.cargocollective.com/herbertloureiro

(*) Felipe Pedroso é historiador, escritor e mantém o blog de arte e cultura BLCKDMNDS. A partir de hoje o blog terá colaborações semanais para o site da Trip.
fechar