Commando, a autobiografia do líder dos Ramones, finalmente chega ao Brasil; veja uma bibliografia da banda
Lançada nos EUA em abril do ano passado, finalmente a autobiografia de Johnny Ramone chega ao Brasil. Commando chegou ao mercado editorial nesse mês trazendo 145 páginas com o líder dos Ramones narrando a história da banda que mudou para sempre o rumo do rock dos dois lados do Atlântico. E o livro, lançado por aqui pela editora Leya, vem carregado de fotos da banda e com um apêndice especialíssimo com listas e uma avaliação de disco por disco escritas de próprio punho pelo guitarrista e fundador da banda novaiorquina.
A biografia ilumina lados pouco conhecidos da vida de Johnny. Ali estão relatos de seu período como instalador de tubulações na construção civil, sua carreira como arremessador em times juvenis de beisebol, seu pensamento conservador e republicano, das tensões internas entre os Ramones e os dias que formaram o estilo e o visual desta que é uma das bandas de rock mais respeitadas de todo o planeta.
O livro traz ainda passagens engraçadíssimas como o relato da primeira turnê europeia dos Ramones com os Talking Heads ("houve dois fatores de estresse: a Europa e os Talking Heads"), o caso do ferimento no pé de Joey Ramone ("Joey tinha problemas nos pés, como um dedo ferido. Disse a ele que amputasse. Quero dizer, é só um dedo") e como o líder dos Ramones acabou se tornando amigo e padrinho de casamento da Princesa do Rock, Lisa Marie Presley.
No final, Commando conta com uma série de listas escritas por Johnny que incluem os melhores guitarristas de todos os tempos, os melhores jogadores de beisebol dos anos 80, as melhores bandas punk (com os Ramones no topo), filmes de terror favoritos, melhores programas de TV, livros favoritos sobre Elvis Presley e, claro, os dez republicanos favoritos do guitarrista.
Commando conta a história dos Ramones segundo a ótica do guitarrista que controlava a banda com mão de ferro. Mas esse não é o único lado da história. Na lista abaixo você conhece outros livros que contam de outra forma a rica e inimitável trajetória do quarteto.
Coração Envenenado: Minha História com os Ramones (1997), de Veronica Kofman e Dee Dee Ramone
Lançado no Brasil em 2003, após a morte de Dee Dee, o livro traz a perspectiva do baixista da banda sobre as relações entre os Ramones, sua amizade com outros grupos como Johnny Thunders & The Heartbreakers e como funcionava a dinâmica na banda entre 1974 e 1989, quando deixou o grupo.
The Last Testament of Dee Dee Ramone (2003), de Dee Dee Ramone
Antes de morrer em 2002 e com 49 anos completos, Dee Dee embarcou no que seria sua turnê de despdedida com sua banda solo. O livro que nunca foi lançado por aqui tornou-se o relato autobiográfico dessa turnê, em uma sequência de desventuras que passou por hoteis horríveis, restaurantes imundos e por alguns dos piores palcos de toda a Europa, tudo temperado pelo senso de humor cáustico do baixista.
Ramones: An American Band (1993), de Jim Bessman
A primeira biografia autorizada dos Ramones saiu ainda nos anos 90, antes da dissolução do grupo. Apesar de ser um bom relato sobre os primeiros anos de banda, muita coisa ficou de fora desse livro, que não traz as histórias sobre os problemas que circulavam as relações entre os quatro Ramones. O livro continua inédito no Brasil.
I Slept with Joey Ramone: A Family Memoir (2009), de Micky Leigh e Legs McNeil
Co-escrito com o autor de Mate-me Por Favor, o livro do irmão de Joey Ramone é a melhor biografia do lendário frontman disponível no mercado. Seu estilo único de cantar e toda a esquisitice que cercava o vocalista dos Ramones é exposta aqui por seu irmão e parceiro de som no disco Sibling Rivalry. Indispensável para fãs do cantor.
Poisoned Heart: I Married Dee Dee Ramone (2009), de Vera King
Falando em livros escritos por familiares, esse aqui traz a visão de uma mulher que viu de perto muita coisa acontecer com a banda. Vera Ramone King era esposa de Dee Dee Ramone e escreveu em 2009 esse livro que elucida alguns mistérios sobre o dia a dia e a personalidade do mais junkie entre os Ramones.
On The Road With The Ramones (2007), de Monte A. Melnick e Frank Meyer
Monte não é da família de nenhum Ramone, mas é familiar a todos. O autor foi empresário dos Ramones entre 1974 e 1996 e viveu de perto as pressões e delícias de se viajar o mundo com o quarteto. No livro, ele conta passagens engraçadíssimas da banda pelos mais exóticos lugares do planeta, sem deixar de fora os primeiros anos apertado em uma van com Johnny, Joey, Dee Dee e Tommy.
Hey Ho Let's Go: A história dos Ramones (2005), de Everett True
O autor deste livro é um jornalista que ficou conhecido por ter apresentado Courtney Love a Kurt Cobain. True sempre foi fanático pelos Ramones e fez uma longa e complexa pesquisa que revelou alguns segredos até então guardados a sete chaves pelo grupo. Ali estão retratadas brigas, curiosidades e episódios inacreditáveis que rolaram nos 23 anos de existência do grupo.