David Byrne espreme o planeta em instalação abaixo de viaduto do parque High Line
Ele conheceu o mundo à frente dos Talking Heads, pedalou por boa parte do planeta como cicloativista e agora, literalmente, resolveu espremer a Terra como ele a conhece em sua própria vizinhança na instalação Tight Spot (ou "lugar apertado", em tradução livre). Embaixo do parque High Line, uma longa praça elevada no Meatpacking District de Nova York, David Byrne instalou um globo terrestre inflável que fica apertado contra uma parede e sob o viaduto, uma visão um pouco claustrofóbica de um planeta que já foi tão mais confortável.
O globo ocupa a partir de hoje o local onde será construída a quinta Pace Gallery de Manhattan e fica em exposição por duas semanas. Logo depois da retirada da instalação, começará a construção da nova galeria. Marc Glimcher, presidente da cadeia de galerias, disse em entrevista à New York Magazine que o desafio de se construir um prédio ali é semelhante à situação do Planeta Byrne: "é praticamente a mesma coisa. Temos que apertar a nossa galeria aqui também."
A instalação tem 15 metros de largura por seis de altura e ocupa todo o espaço do "beco" onde será construída a nova Pace. Na mesma reportagem da NY Mag, Byrne explicou por que optou por um globo com cara de livro escolar sobre uma representação mais realista: "Eu gostaria de promover uma visão mais graciosa, a de um mundo que eu conhecia quando criança. Eu costumava ter globos terréstres em casa que pareciam muito com esse. É mais leve e um pouco mais divertido que um globo realista. Mas também tem uma imagem um pouco sinistra ali."
O multiartista e ativista David Byrne foi o entrevistado das Páginas Negras da Trip #201, especial Bicicleta e Revolução, onde falou sobre a necessidade do uso de bikes como solução para a locomoção em grandes cidades e os esforços para se viver melhor nas maiores metrópoles do mundo.
Logo abaixo você vê mais imagens de Tight Spot.
(via New York Mag)