James Charles expande os limites da relação do dinheiro com a arte em exposição
Começou neste fim de semana, na cidade de São Francisco, a mostra American Iconomics, que compila dezenas de trabalhos do criativo ilustrador James Charles. Ele é especialista em manipulação monetária e criador de belos desenhos pintados sobre notas de dólares americanos que trazem os mais diversos personagens da cultura pop, da arte, da televisão e da política, entre europeus, sulamericanos e norteamericanos.
Os trabalhos estão em exposição na Shooting Gallery até dia 4 de julho. Pintados em notas de verdade, os retratos vão desde Albert Einstein até Alfred E. Newman, passsando por Hugh Hefner, Frida Khalo, Mestre Yoda, Mr. T, Willy Wonka, George Bush, Capitão América, Dr. Spock, Johnny Cash, Vincent Van Gogh, Ronald McDonald e muitos outros. Em alguns estados americanos desenhar em dinheiro é crime, a menos que o propósito seja artístico e que o dinheiro não esteja em circulação.
Nascido em Chicago, James já trabalhou com sua arte das mais diversas maneiras. Projetou protótipos de brinquedos para a Disney, Mattel e Hasbro até 2002, depois investiu na arte da tatuagem durante um bom tempo, até encontrar seu material favorito. Seu trabalho com dinheiro visa questionar mais uma vez a relação da arte com seu valor financeiro, além de trabalhar com texturas incomuns e uma limitação de espaço que o obriga a encontrar soluções cada vez mais criativas para superar as dificuldades.
Na galeria abaixo você vê alguns dos destaques da mostra, que dá um novo significado para busca pelo dinheiro entre os artistas pop de hoje.
Vai lá: www.shootinggallerysf.com