Ligações Perigosas: Raul Seixas

por Luiz Filipe Tavares

23 anos da morte do mito com uma lista de amigos dos amigos do Maluco Beleza

No dia 21 de agosto de 1989, depois de vinte anos de carreira, morria o rei do rock brasileiro. Raul Seixas, a maior lenda do estilo maluco beleza em território tupiniquim, se foi aos 44 anos vítima de uma pancreatíte aguda causada pelo abuso de álcool e falta de insulina, que combinados mataram o diabético Raulzito. Desde então, seus fãs se reúnem anualmente em diversas festas espalhadas pelo Brasil para lembrar a memória e a carreira do líder da Grã-Ordem Kavernista, fundador dos Panteras e um dos grandes pioneiros do rock nacional. 

E já que a edição deste mês da Trip fala sobre Amizade, montamos pra você uma cadeia de amigos dos amigos que prova que o Maluco Beleza é realmente o início, o fim e o meio. 

Toca Raul! 

 

Raul Seixas - Marcelo Nova: As duas lendas do rock baiano dividiram uma boa parte dos últimos anos de Raul, mas a parceria de Raulzito com o fundador do Camisa de Vênus só foi de fato "consumada" em Panela do Diabo, disco lançado em 1989, apenas dois dias antes de sua morte. 

 

Marcelo Nova - Raimundos: No último disco do Camisa de Venus, Quem é Você (1996), Marcelo convocou os Raimundos para uma participação na ácida "Essa Linda Canção", que ganhou um clipe que tocou à exaustão na MTV e deixou mamães de cabelo em pé.

 

Raimundos - Titãs: Em 1994, foi a banda de rock paulistana que lançou o primeiro disco de Digão, Rodolfo e companhia. O disco auto-intitulado dos brasilienses saiu pelo selo dos Titãs, o Banguela Records, e trouxe hits como "Puteiro em João Pessoa" , "Selim", "Nêga Jurema" e "Palhas do Coqueiro"

 

Titãs - Sabotage: A amizade entre o rapper e a banda se deu nas gravações do filme O Invasor, de Beto Brant, onde Sabota deu "consultoria" para o personagem de Paulo Miklos. Sabotage produziu ainda várias músicas para a trilha sonora do filme. O rapper morreu assassinado dois anos depois disso. 

 

Sabotage - Daniel Ganjaman: O produtor de Criolo, Ratos de Porão, Racionais MCs e Nação Zumbi foi o grande responsável pelas batidas do disco Rap É Compromisso, lançado por Sabotage em 2000. Foi o trabalho de Ganjaman que terminou de moldar a crueza do som do MC e que o transformou em um fenômeno de popularidade. 

 

Daniel Ganjaman - Marcelo D2: Também no ano 2000, Ganjaman produziu A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, último disco de estúdio do Planet Hemp. Naquele ano, Daniel até saiu em turnê com o grupo comandado por BNegão e Marcelo D2 e foi co-autor de várias faixas do álbum, cruzando e embolando os limites entre artista e produtor. 

 

Marcelo D2 - Maria Rita: O membro fundador do Planet Hemp já dividiu o palco com os mais variados artistas. Recentemente, ele apareceu como convidado em um show do grupo Revelação ao lado de Maria Rita, cantando o clássico do cancioneiro nacional, "Não Deixe o Samba Morrer".

 

Maria Rita - Elis Regina: A filha da lenda passou anos procurando o seu caminho antes de mergulhar no repertório de sua mãe. Em 2012, ela perdeu o medo e caiu de cabeça na carreira de Elis fazendo shows de homenagem à Pimentinha em várias cidades brasileiras.



Elis Regina - Paulo Coelho: A última apresentação de Elis na TV brasileira foi em dezembro de 1981, na TV Record, cantando a música "Me Deixas Louca". A original, "Me vuelves loco", é do compositor latino Armando Manzanero. Mas a letra da versão em português cantada por ela foi presente de ninguém menos do que o escritor Paulo Coelho.

 

Paulo Coelho - Raul Seixas: De todos os hits que o mago e o maluco escreveram juntos, nenhum é mais emblemático do que "Gita". Sobe o som! 

fechar