Keith Haring em SP

por Stephanie Stupello

Após 20 anos da morte do artista, São Paulo recebe uma mostra inédita com 94 obras

Nesse fim de semana chega à São Paulo a exposição Keith Haring - Selected Works, com noventa e quatro obras inéditas no Brasil.

Serão cinco serigrafias, nove gravuras, vinte e nove litografias e uma xilogravura do ícone underground dos anos 80 expostas na Caixa Cultural São Paulo.

Também será exibido o documentário Drawing the line, com direção de Elisabeth Aubert.

A curadoria é da americana Sharon Battat, da Litmedia Productions, que afirma que, além de trabalhos ligados ao Brasil, os visitantes poderam conferir artigos pessoais de Keith Haring; como seu passaporte, skates desenvolvidos por ele, fotos e vídeos pessoais no Brasil e seus pares de tênis.

Haring esteve diversas vezes no país, inclusive na Bienal de São Paulo de 1983, e em visitas a casa do amigo Kenny Scharf, em Ilhéus. Ficou conhecido através de desenhos a giz nas estações de metrô de Nova York.

Keith Haring sempre teve uma preocupação social muito forte, criou muitos murais em prol dos direitos civis, caridade, hospitais e orfanatos. Ao ser diagnosticado com o vírus HIV fundou a Keith Haring Foundation, para apoiar campanhas de prevenção da doença.

Depois de passar por São Paulo a exposição segue para o Rio de Janeiro, entre os dias 28 de setembro a 14 de novembro. A curadora também adiantou que também pretende organizar  programas educacionais sobre prevenção da Aids em parceria com outras instituições, durante a passagem da exposição pelas capitais.

Vai lá: Keith Haring - Selected Works

  • Quando: 31 de julho a 5 de setembro, terça-feira a sábado das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h
  • Onde: Caixa Cultural São Paulo – Galeria Vitrine da Paulista (Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo, São Paulo)
  • Quanto: grátis
fechar