Guerra e Paz, Portinari

por Luiz Filipe Tavares

Grandes painéis do mestre da arte moderna ganham primeira exposição em São Paulo

Em 1952, o governo brasileiro encomendou dois grandiosos painéis com o o mestre da arte moderna brasileira, Cândido Portinari, para presentear a Organização das Nações Unidas, que inaugurava sua grandiosa sede de Nova York naquele ano. Projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o quartel general da ONU foi construído entre 47 e 52, de frente para o East River, na região de Turtle Bay. Agora, 59 anos depois da inauguração do prédio, esses murais serão expostos em São Paulo pela primeira vez, curiosamente em um local que também foi projetado por Niemeyer.

Guerra e Paz, duas pinturas complementares de 14 x 10m, foram concluídos por Portinari em 1956 e ganharam uma exposição no tradicional Teatro Municipal do Rio de Janeiro antes de viajarem para Nova York. Em 2010, os paineis voltaram para o Brasil para uma restauração no Palácio Gustavo Capanema, comandada pelo Projeto Portinari, do fundador e diretor-geral João Candido Portinari (um dos homenageados do Prêmio Trip Transformadores de 2011). 

A partir do dia 6 de fevereiro, Guerra e Paz chegam pela primeira vez à cidade de São Paulo, onde serão expostos no Salão dos Atos Tiradentes, área nobre do Memorial da América Latina, na Barra Funda. Essa será a primeira parada da exposição itinerante dos painéis, que passarão ainda pelo Grand Palais, em Paris, pelo Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, pelo Auditório Municipal de Oslo e pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.

Vai lá: exposição Guerra e Paz, Portinari
Quando:
de 6 de fevereiro a 21 de abril de 2012
Onde: Memorial da América Latina -  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Quanto: Grátis
Site: www.portinari.org.br

fechar