Mostra de cinema gratuita começa em São Paulo no dia 12 com 30 filmes nacionais
Fundado na Argentina em 2004 o Festival Latinoamericano da Classe Obreira (FELCO) foi criado como uma ferramenta de divulgação das produções de vídeo independentes voltadas para a difusão de ideias de grupos militantes. De lá para cá, o festival se espalhou por vários países da América do Sul até chegar ao Brasil em 2006. Neste ano, pela primeira vez com essas dimensões, o FELCO chega a São Paulo com 30 filmes nacionais que serão exibidos em seis salas paulistanas entre os dias 12 de outubro e 4 de dezembro.
O festival passará por vários pontos da capital, com ênfase nas salas das periferias da cidade. As sessões acontecem no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - CCJ (na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte), Dolores Boca Aberta Mecâtronica de Artes (no Jardim Triana, zona leste), no CEU Butantã (no Jardim Esmeralda, zona oeste), no Cinescadão (no Jardim Peri Novo, zona norte), no CEU Cidade Dutra (Cidade Dutra, zona sul) e no Cine Olido, no Centro.
Destaque para os filmes que mostram o cotidiano dos subúrbios paulistanos, Grajaú - Onde São Paulo Começa (de João Cláudio de Sena), Grajaú - Desenho de Uma Cultura (da Rede Extremo Sul de SP); De Muro em Muro (da Berinjela Filmes), Narrativas na Sé (do Coletivo Graffiti com Pipoca) que fala sobre as intervenções com o grafite no centro da cidade, e 8 Cartas aos meus 8 anos (da Unidade 37), que traz oito cartas escritas por menores internos da Fundação Casa.
O FELCO também traz produções de fora do estado. De Curitiba, merecem destaque as produções Vila das Flores 2014 (do Ponto de Cultura Minha Vida Filmo Eu)¸ sobre os impactos da Copa do Mundo no bairro homônimo, e o Itaqui vence mineradora em 2009 (da Corja Filmes), onde a comunidade conta a história do bairro Jardim Keralux e seus diversos conflitos socioambientais em busca a regularização fundiária.
A programação completa do festival você acompanha no Tumblr da edição paulistana do FELCO. Na galeria no alto da página você vê imagens de alguns dos destaques da programação.
Vai lá: Festival Latinoamericano da Classe Obreira
Quando: de 12 de outubro a 4 de dezembro
Onde: Em seis salas da capital paulista
Quanto: Grátis
Informações: Felcobrasil.org