De cinema
Pete Rock abriu a 2º Mostra de Filmes Hip Hop de SP em grande estilo ontem. Veja trecho do show, entrevista e a programação completa
Por Redação
em 3 de agosto de 2007
Em grande estilo, de Adidas Gazelle e boné do NY Yankees, o produtor Pete Rock inaugurou os trabalhos da 2º Mostra de Filmes Hip Hop de SP, que acontece do dia 03 a 09 de agosto no Cine Sesc. Durante quase duas horas e meia, o norte-americano disparou pedradas sem dó para um Sesc Pompéia lotado de apreciadores do bom hip hop. Não é toda balada que você tem oportunidade de conhecer o apuro musical de um dos mestres do estilo, que já trabalhou com Run DMC, Public Enemy, Nas, Jeru the Damaja, Notorious B.I.G., entre tantos outros. Só para citar um exemplo: você lembra a última vez que teve a chance de escutar três músicas seguidas do A Tribe Called Quest que não fosse no seu quarto? Provavelmente não. Pete Rock cumpriu com o que prometeu em entrevista minutos antes do show, que você confere no vídeo abaixo.
No camarim, Pete estava acompanhado do também americano Jerry Lamothe, um grande fã que havia acabado de conhecer. Mais que isso, Lamothe está em São Paulo para acompanhar a exibição de seu último longa, Blackout, que conta o lado B do maior blecaute da história americana, que assolou Nova York no verão de 2003. Veja abaixo a programação completa.
Beat Kings (2007) – diretor: Ray Stewart // Conta a história do processo de produção das batidas, desde os tempos de Afrika Bambaataa e Marley Marl até estrelas da atualidade.
Wu: The Story of the Wu Tang Clan (2007) – diretor: Gerald Barclay // Toda a história do maior time de super MCs já concentrados num só grupo, o Wu Tang Clan.
Black and Blue: Legends of the Hip Hop (2005) – diretor: Peter Spirer // Vem à tona a verdade: artista do primeiro escalão do rap são alvo de uma das mais poderosas forças policiais do mundo.
Biggie Smalls: Bigger Than Life (2007) – diretor: Peter Spirer // Tributo a Notorious B.I.G., ícone do rap morto há 10 anos, no auge da treta entra a costa leste e oeste dos EUA.
Street Prophetz (2003) – diretor: Martelli Brothers // O filme explora a ligação entre diferentes expressões como skate, rap e graffiti.
Just for Kicks (2005) – diretor: Thibault de Longeville & Lisa Leone // Primeiro filme a investigar a obsessão que a cultura hip hop tem, desde sempre, com tênis.
Blackout (2007) – diretor: Jerry Lamothe // Mostra o lado B do maior blecaute da história dos EUA, no verão de 2003, em NY.
Rock Fresh (2004) – diretor: Danny Lee // Documenta a evolução artística e a expansão popular da arte do graffiti, das ruas pras galerias, dos muros pras marcas de streetwear.
Programa Velha Guarda
Hip Hop Sp (1990) – diretor: Francisco Cesar Filho // Possivelmente o primeiro filme a registrar o hip hop no Brasil.
Onde São Paulo Acaba (1995) – diretor: Andrea Seligmann // O curta mostra como funcionam as coisas no extremo sul da cidade de São Paulo.
Rotação 33 – Fita Mixada (2007) – diretor: 13 Produções // Registro de uma performance do DJ Kl Jay, com participação de um time de Mcs da nova escola.
Programa Nova Escola
Minha Área (2006) – diretor: Emilio Domingos // O curta mostra um pouco da vida de dois rappers, um da zona sul e outro da zona norte do rio de Janeiro.
Farpas, Pregos, Nuvens, Orações (2007) – diretor: Cassio Bossert // Os bastidores da vida de um grupo de rap alternativo brasileiro, o Mzuri Sana.
Programação:
sexta-feira, 03/08
17hs: Biggie Smalls
19hs: Black and Blue
21hs: Blackout
sábado, 04/08
17hs: Beat Kings
19hs: Wu: The Story
21hs: Just for Kicks
domingo, 05/08
17hs: Programa Nova Escola
19hs: Street Prophetz
21hs: Rockfresh
segunda-feira, 06/08
17hs: Blackout
19hs: Wu: The Story
21hs: Programa Velha Guarda
terça-feira, 07/08
17hs: Black and Blue
19hs: Just for Kicks
21hs: Biggie Smalls
quarta-feira, 08/08
17hs: Programa Nova Escola
19hs: Street Prophetz
21hs: Beat Kings
quinta-feira, 09/08
17hs: Rockfresh
19hs: Programa Velha Guarda
21hs: Just for Kicks
Todos os filmes são no Cine Sesc e gratuitos. Basta retirar os ingressos uma hora antes da sessão.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu