Robbie Rowlands e a anatomia da destruição e reconstrução transformam cada corte em arte
Avisamos desde já: nenhuma das imagens acima foi manipulada com Photoshop. O trabalho de Robbie Rowlands causa mesmo essa impressão, mas trata-se de um longo e árduo processo de corte e modelagem de sua matéria prima. Robbie se apropria dos objetos com os quais está trabalhando e encontra nos mais mundanos elementos possibilidades infinitas de torná-los arte com o uso de muita imaginação e trabalho.
Com muitas serras e paciência, o artista plástico, que passou anos como professor de arte na Austrália, começou a colher os frutos do reconhecimento de seu trabalho. Nesta semana, a revista britânica de arte Don't Panic publicou uma longa entrevista com esse mestre dos recortes, jogando uma boa luz sobre suas peças mais significativas e sobre seu modo de trabalho único no mundo, que aliado à sua brilhante fotografia, já está fazendo barulho no ocupado meio artístico da Inglaterra.
"A primeira tarefa que aparece quando estudo um objeto é considerar a rigidez da forma. O processo de corte ou segmentação me permite aliviar essa tensão e criar uma espécie de coluna vertebral que pode ser manipulada", explicou Rowlands na entrevista concedia à revista. "Essa segmentação também tem um ritmo, que cria uma espécie de linha do tempo. Essas divisões brincam com a noção de nascimento e morte da forma. Quando estou olhando para os objetos, já estou meio que fotoeditando em minha cabeça. Quando os objetos ficam com essa cara de vivos, já começam a refletir nossa vunerabilidade e fragilidade."
"Ver alguém perceber de súbito que a obra de arte diante de seus olhos é na verdade tão mundana como uma banheira realmente é especial para mim", continuou Robbie. "A ideia de que eles poderão passar a ver seu redor com o mesmo olhar novo e intrigado tem muita importância para o meu trabalho. Acho que no fim eu consigo trazer sempre as similaridades entre nossos objetos do dia a dia e o nosso próprio corpo."
Na galeria acima você vê alguns dos melhores trabalhos de Robbie Rowlands. Para conhecer melhor a sua obra visite o portfólio do artista na internet.
Vai lá: robbierowlands.com.au
(via Don't Panic)