Cidade Arte Digital

Trip / Arte / Arte

por Felipe Maia

São Paulo recebe festival Urban Digital Festival pela segunda vez

A partir desta segunda, 4, o SP_Urban Digital Festival toma pela segunda vez a Avenida Paulista, palco para toda a sorte de manifestações populares e impopulares de São Paulo. Mas essa pluralidade toda reflete uma situação da cidade e do Brasil para o tema do evento, a arte digital?

“Aqui não existe um curso, não existe uma faculdade, não existe um direcionamento pedagógico para esse tipo de arte como existe em outros países”, diz Marília Pasculli, curadora do evento considerado o maior da América Latina na sua proposta apropriadora da rua. Nessa edição, a Alameda das Flores receberá obras de mais de dez artistas.

Metade da lista é formada por brasileiros que, por vezes, encontram mais espaço para divulgação do trabalho fora do país. É o caso do grupo United VJs, celebrados pelas projeções de luz e vídeo que beiram a realidade, e Anaísa Fernandes, jovem residente em vários institutos pelo mundo. No festival ela estreia com a obra Onirical Reflections.

“Quando a obra é interativa o participante é co-autor da obra, mas não acredito que arte digital se fecha para a interatividade”, diz Marilia. Enquanto curadora, ela afirma ser cautelosa para que o objeto não seja visto como brincadeira. A Sonic Skate, por exemplo, convida skatistas à intervenção urbana sobre uma pista que cria sons e imagens a partir da trajetória dos carrinhos.

Além de criar essa conexão entre público e artista, o festival também é inserido nas particularidades da cidade de São Paulo. “A obra tem que ter um contexto com a população: elas são encomendadas para o evento”, afirma Pasculli.

Vai lá: SP_Urban Digital Festival
Quando: de 4 a 28/11 - das 20h às 6h
Onde: Alameda das Flores (em frente à sede da FIESP) - São Paulo, SP
Quanto: Gratuito
http://spurban.com.br/

fechar