Caminhos da Mantiqueira

por Luiz Filipe Tavares

Belezas naturais e encontro de povos na fronteira entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas

Entre três estados brasileiros, em um dos oásis de preservação da mata nativa nacional, está um monumento da natureza em forma de cadeia de montanhas. A Serra da Mantiqueira, que se extende por 500 km da cidade de Bragança Paulista até a região da Serra do Brigadeiro, no Leste de Minas, reúne grandes concentrações de Mata Atlântica e de Mata de Araucárias, o que a torna um dos mais importantes ecossistemas do sudeste do Brasil e o lar para diversas espécies ameaçadas como veado campeiro, lobo-guará, onça parda, jaguatirica, macaco sauá e o tucano.

Atrás dessas belezas naturais e dos mais diferentes grupos de pessoas que vivem nela, partiu o diretor Galileu Garcia Junior, registrando as mais diferentes vidas de seus habitantes e sua relação com a terra. Quando voltou, estava com material pronto para lançar o filme Caminhos da Mantiqueira, que corta os 500 km de Serra em busca de velhas histórias, soluções de negócios sustentáveis para a região e a importância das características naturais da região.

O resultado foi um documentário em clima de "road movie", que cobriu 40 diferentes cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, explorando os vales, picos e matas, conhecendo tropeiros, agricultores, violeiros, contadores de histórias, geógrafos, ambientalistas e historiadores, pintando um panorama geopolítico complexo dessa região.

O filme ainda não vai entrar em circuito comercial, mas está a venda em DVD no site do filme. Feito em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o filme também será distribuído e exibido em todas as escolas da rede pública estadual paulista.

Veja abaixo o trailler:

fechar