Logo Trip

A ponta do Rauschenberg

Exposição em SP traz obras pouco conhecidas de um dos artisas mais influentes do século 20

Rauschenberg - Cena Rodopiante - Moleques

Rauschenberg - Cena Rodopiante - Moleques / Créditos: Divulgação


Por Redação

em 15 de dezembro de 2009

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

 

Pela primeira vez é realizada uma grande mostra de Robert Rauschenberg no Brasil. Serão 23 peças únicas e 75 gravuras, expostas no Instituto Tomie Ohtake. O artista, falecido em 2008, teve sua primeira grande exposição internacional em terras brasileiras, na V Bienal Internacional de São Paulo, em 1959. Hoje está sendo representado por David White, curador de Rauschenberg há trinta anos.

Rauschenberg - Não-Negociável
Rauschenberg – Não-Negociável / Créditos: Divulgação

Para se ter uma idéia da excentricidade de Rauschenberg: em 1953, o artista pediu a seu amigo, o compositor John Cage, que passasse com seu automóvel Ford modelo A, com pneus entintados, sobre vinte folhas de papel unidas por fita adesiva. Assim, utilizando o carro como prensa e os pneus como matriz, o artista criou a famosa obra Automobile Tire Print. Primoroso, era capaz de unir idéias sofisticadas com métodos primitivos, definiu Mimi Thompson, que produziu um texto especialmente para essa exposição.

 

Quando: de terça-feira a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201 – Entrada pela Rua Coropés – Pinheiros, São Paulo; Telefone: 2245-1900)
Quanto: Gratuito

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon