”A música é um excelente exemplo para que possamos entender, sentir e compreender o que significa sinergia”
Ruídos (sons) quando ritmados e harmonizados podem ser transformados em melodias capazes de tocar o mais profundo dos nossos sentimentos, criam energia, uma vibração capaz de mudar o clima de um ambiente em poucos segundos.
Se pensarmos num conjunto, orquestra ou banda, sabemos que cada instrumento individualmente possui seu som especifico que contribuirá com o todo. Mas quando tocados juntos, a combinação é capaz de gerar tons e ritmos que isoladamente os instrumentos não seriam capazes de produzir.
Isso amplia a riqueza da música, gerando uma profundidade que jamais seria possível obter se cada um dos instrumentos fosse tocado isoladamente, isso é sinergia.
No entanto, não é tão simples gerar a sinergia nas ações do dia-a-dia, assim como na música é preciso esforço e dedicação para obtê-la, a essência da sinergia é valorizar as diferenças, aproveitar o que cada um tem de melhor para oferecer.
Na prática temos a tendência de nos aproximar de pessoas que pensam parecido, possuem as mesmas crenças e de nos afastar das outras que pensam diferente. Nosso ouvido é seletivo, escutamos apenas o que confirma e valida nossos valores e isso não é sinergia.
A riqueza vem da diferença, da troca, da combinação e criação de algo diferente, sob os vários e diferentes pontos de vista, mas para isso é necessário algo simples e difícil de se encontrar hoje em dia: a confiança.
Para termos sinergia e aproveitar as diferenças, obtendo resultados cada vez melhores é preciso acima de tudo criar um clima de confiança, não buscando a solução do meio jeito ou do seu jeito, mas do “nosso” jeito.
A sinergia pode estar em todos os lugares e momentos, mas para conseguirmos fazer o TODO ser maior do que a soma das partes é preciso esforço pessoal e confiança no próximo.
Em tudo o que fizer, busque encontrar a sinergia entre as pessoas envolvidas e descubra essa poderosa ferramenta para construir mudanças transformadoras.