As críticas são lançadas por pessoas que se consideram sabedoras da verdade e nada fazem além de criticar
No Brasil, algumas frases ficam marcadas em nossas memórias, por exemplo a seguinte expressão: "uma imagem vale mais do que mil palavras". Acreditamos que essa frase está incorporada em nossa cultura popular e consideramos difícil que alguém nunca a tenha ouvido pelo menos uma vez.
Essa frase é verdadeira, e essa "verdade" é facilmente observada em diferentes aspectos do nosso dia a dia. Os pais são exemplos para os filhos, os patrões para os empregados, os políticos para a população, os atores para as famílias, os padres para a congregação, e assim por diante.
Alguns conceitos e valores milenares estão mudando com o avanço exponencial do mundo virtual e das redes sociais, mas o significado dessa frase continua verdadeiro e com raízes profundas, mesmo nesse novo ambiente.
Hoje pela manhã estávamos olhando nossas mensagens nas redes sociais e nos deparamos com a seguinte figura:
Olhamos a imagem, lemos o texto e conversamos lembrando de situações marcantes vivenciadas por nossa família. Fatos diversos, tanto de cunho pessoal quanto profissional e de ativistas sociais.
Ao olhar para trás, vemos que as críticas pontiagudas foram lançadas por pessoas que se consideravam sabedoras da verdade, das soluções e do que deveria ser feito, mas nada faziam além de criticar os que lutavam por acreditar em algo.
Se você está sendo alvo de críticas, olhe com carinho para a figura e busque um conforto para acalmar seu coração. Mas, se você se perceber lançando críticas, pense um pouco em como se juntar à pessoa que está tentando fazer e juntos construir um resultado melhor, mais justo e perfeito.
Afinal, o nosso comportamento vale mais do que mil críticas que possamos lançar e o que ficará será o nosso exemplo.
Katiele Fischer foi homenageada pelo Trip Transformadores 2014. Assista aqui a sua história.
Acompanhe semanalmente textos de grandes pensadores da sociedade brasileira, que já pisaram no palco do Trip Transformadores.
Créditos
Imagem principal: Alessio Lin