Skate e moda na Bienal

por Clarice Machado

A exposição ”Estilo Skate” mostra a relação de décadas de duas culturas urbanas e entrelaçadas

Uma das coisas pelas quais com certeza vale a pena passar pela Bienal do Ibirapuera durante a São Paulo Fashion Week é a instalação “Estilo Skate” com curadoria de Alexandre Vianna que não só é fotógrafo, fundador e editor da revista 100%Skt, como também um nome fundamental quando se discute sobre o desenvolvimento do skate brasileiro enquanto história, tradição e técnica.
Subir a rampa do intrigante pavilhão de Niemeyer e se deliciar com a decoração do evento já é ótimo, mas subir a rampa e dar de cara com essa exposição é melhor ainda. A proposta é contar um pouco da história do skate enquanto elemento que exerceu e exerce influência na moda; desde os tempos dos reis de Dogtown, até hoje em dia. Presos em grades de alambrado estão objetos que contextualizam esse universo como peças de roupas, fotografias, tênis e skates vintage, que fornecem um repertório visual completo e reunido de cada década desde que o esporte e estilo de vida começaram. Esse passeio no tempo tem início nos anos 60 e percorre cada década com muito estilo até os presentes dias.
Além de curioso de ver, as informações dos textinhos laterais são bastante enriquecedoras e também é válido dar uma olhadinha no quadro de colaboradores e ver as pessoas bacanas que gentilmente cederam peças de seus acervos particulares para estarem temporariamente disponíveis para o público.

fechar