por Mariana Ximenes
Tpm #74

Como boa rata de galeria, Mariana Ximenes apresenta seu roteiro cultural carioca

Há nove anos a atriz paulistana Mariana Ximenes mudou-se para o Rio de Janeiro por conta das novelas. Como boa rata de galeria, ela apresenta seu roteiro cultural carioca

Editora Convidada|
Mariana Ximenes

Sou paulistana e há nove anos fui acolhida calorosamente pelo Rio de Janeiro, e isso só fez aumentar a minha curiosidade e ânsia de olhar tudo, sempre ávida por descobrir novos cantinhos. E são tantos... Além de cinema, teatro, lojinhas de sucos – e claro, praia –, gosto de ir a exposições. Também aqui, estamos sendo cada vez mais presenteados com artistas muito instigantes.

No começo do ano rolaram vernissages simultâneos no Largo de São Francisco, no centro. Uma iniciativa de três galerias, a Gentil Carioca, a Durex Arte Contemporânea e a Largo das Artes. Houve performances, encontros e até um sambinha animado no meio da rua. Tudo isso misturado com o caos do centro da cidade.

Bem pertinho dali tem o Centro Hélio Oiticica. No ano passado visitei a montagem Cosmococa [foto à esq.], um projeto criado em 1973 por Hélio Oiticica e pelo cineasta Neville D’Almeida. Já exposta parcialmente em cidades como Nova York e Londres, essa foi a única vez que as cinco partes que a compõem foram apresentadas juntas. Na última visita que fiz à galeria vi fotos incríveis de José Oiticica, pai de Hélio. As fotos podem ser vistas até 15 de março.

Há também a Fundação Eva Klabin [foto à dir.], um casarão na Lagoa, onde, uma vez por mês, acontecem concertos de música clássica e, vira e mexe, artistas contemporâneos fazem intervenções modernas e divertidas.

Se quiser passear por Ipanema, na rua Teixeira de Melo indico duas galerias: Laura Marsiaj e Silvia Cintra. Aproveite e dê uma esticadinha na rua Siqueira Campos, onde você visita a galeria Artur Fidalgo, dentro do Shopping dos Antiquários.

É isso aí, sou apenas uma apreciadora, mas fico na torcida para que surjam mais espaços, mais espectadores e fomentadores de arte.

Vai lá: Artur Fidalgo – r. Siqueira Campos, 143, Copacabana; Centro Hélio Oiticica – r. Luís de Camões, 68, centro; Durex – pça. Tiradentes, 85, centro; Fund. Eva Klabin – av. Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa; Gentil Carioca – r. Gonçalves Lêdo, 17, centro; Largo das Artes – r. Luís de Camões, 2, centro; Laura Marsiaj – r. Teixeira de Melo, 31c, Ipanema; Silvia Cintra – r. Teixeira de Melo, 53

Mariana Ximenes, 26, é paulistana e atriz. Apesar de andar ocupadíssima com a gravação da próxima novela das oito, na Globo, arrumou um tempinho para escrever sobre as suas andanças culturais pelo Rio de Janeiro

matérias relacionadas