As Motherns perguntam para uma pré-adolescente como eram os seus 8 anos, a idade da Tpm
Para comemorar os oito anos desta nossa revista feminina preferida, resolvemos dedicar um olhar mais atento às meninas de 8, pra entender como é que a condição feminina se manifesta nessa fase da vida. Mas, como a distância no tempo deixou nossos próprios 8 anos tão vagos e míticos como os do poeta Casimiro de Abreu – aquele das “tardes fagueiras/ à sombra das bananeiras/ debaixo dos laranjais” –, resolvemos conversar com alguém que ainda está com essa idade mais fresca na memória.
Perguntamos então à Alice Sampaio Vitral como é que ela percebe as meninas de 8 anos, como elas são, do que gostam ou não, já que há apenas poucos meses ela completou 9, e ainda tem várias colegas de 8 na escola. Transcrevemos abaixo o que ela respondeu:
“Aos 8 anos as meninas já pararam de gostar só de rosa e começaram a gostar da cor que elas gostam mesmo. Algumas até continuam a gostar de rosa. Mas tem menina que começa a gostar de roxo, outras de amarelo, outras de vermelho, verde ou azul. E tudo bem”.
Adoramos a resposta, porque ela tem tudo a ver com as mulheres que a Tpm mostrou em suas páginas ao longo desses oito anos: de todos os tons e nuances, já capazes de entender que isso de ser mulher não é mesmo sempre cor-de-rosa, e nem precisa ser. Ainda bem.