O doce gorduroso da nossa infância foi gentrificado e transformado em bolo, churro de colher, cupcake e brigadeiro
O churro era aquele alimento gorduroso, cafona e malvado. Mas ok, ele sempre foi gostoso e tem gosto de infância. E isso, talvez, seja a razão de o churro agora ser moderno, chique. Sim, está em curso um revival do churro. Com novos modelitos, claro.
Há algum tempo, apareceram os minichurros, servidos em restaurantes caros. Começava aí o hype do churros. O raio gourmetizador caiu em cheio e o transformou no novo brigadeiro gourmet. Gentrificaram o churro e o transformaram em: bolo de churro, cupcake de churro, churro de colher, ovos de Páscoa de churro e até brigadeiro de churro.
Será que essa moda vai pegar ou que um dia o churro vai voltar a ser apenas um churro?
A apresentadora Cris Campos, autora do blog Casa da Chris, acha que a moda vai passar, como as demais gourmetizações.
“Sou roots e gosto das versões originais. Churro é uma delícia da minha infância, vendida na carrocinha que ficava na porta do supermercado. Aquele doce de leite quentinho no canudo de massa açucarada era demais! Acho que, depois dos 10 anos de idade, nunca mais comi churro. Acho bolo de churro um exagero. Já minichurro com café de sobremesa, como fazem em alguns restaurantes, acho uma delícia. Resumo da ópera: menos é mais e viva os básicos. Churro chique perde metade da graça.”
Concordamos e fazemos coro: deixem o churro em paz!