O Bicentenário é uma festa!

por Ana Manfrinatto

Na comemoração dos 200 anos da independência da Argentina tem até samba com a Velha Guarda da Portela!

Todo mundo que já veio passear pelo menos um feriado aqui em Buenos Aires sabe que o mês de maio é um mês importante: tem a Plaza de Mayo onde fica a Casa Rosada e a rua 25 de Mayo, né?

 
Então, é que em Buenos Aires no dia 25 de maio de 1810 aconteceu uma série de eventos  revolucionários que culminaram na independência do que até então eram terras de dominio espanhol. Tudo isso liderado pelo General San Martín, o distinto cavalheiro (e cavaleiro) montado em seu cavalo aí na imagem de cabeçalho do blog.


Dia 25 de maio cai na terça-feira. Mas como é o bicentenário da revolução, ou seja, são comemorados 200 anos de independência, a presidente Cristina Kirchner aparece una tevê dizendo que teríamos dois dias de feriado, o que, para mim, equivale a um carnaval!


A data é tão forte que vai ser comemorada com um sem número de atos cívicos e atrações musicais na avenida 9 de Julio. Os palcos já estão sendo montados e, por causa disso, o centro está um caos: hoje eu demorei o dobro de tempo para chegar no trabalho e todo mundo chegou atrasado.


É tanta, mas tanta coisa, que o canal de tevê Encuentro já avisou que o melhor é sair de casa sem programação e ficar de bobeira lá pela 9 de Julio. (Mas se você quiser se programar, tá tudo aqui neste site).


Dentre estas atrações todas estão os argentinos conhecidíssimos León Gieco e Fito Páez e, no que diz respeito a representação brasileira, vai ter Gilberto Gil e a Velha Guarda da Portela.


Falando em Velha Guarda da Portela, eles se apresentam no dia 23 de maio às 18h no palco principal da 9 de Julio, mas… como eles chegarão antes à cidade, o setor cultural da Embaixada do Brasil organizou um encontro (que a principio vai ser um bate-papo mas que a gente torce para que termine em samba) com eles no auditório da própria Embaixada. O encontro é aberto para quem quiser aparecer e acontece às 18h do sábado 22 na rua Cerrito n° 1350.


Sensacional, né?

fechar