por Renata Vanzetto
Tpm #101

A chef Renata Vanzetto tirou férias e viajou pra cidade com os melhores restaurantes do mundo

Chef que é chef tira férias para... comer. Depois de dez dias provando hambúrgueres, hot dogs, caranguejos, ostras, cupcakes e até salada líquida, Renata Vanzetto pede a conta – e conta o que agradou seu paladar.

"Nova York tem um problema: ela te faz engordar ou falir; no meu caso, os dois. Em Manhattan, você depara com um restaurante a cada esquina – dos clássicos aos descolados, minúsculos e caríssimos – e com hot dogs, hambúrgueres e milk-shakes. É tentador! E foi por esse motivo que escolhi o lugar para passar férias depois de três anos de Marakuthai. Eu poderia ter ido para uma cidade mais calma, mas convenhamos que passei 21 anos morando em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e sombra e água fresca minha cabeç a não aguenta mais. Queria agito, informação, ver gente, prédios, lojas e restaurantes. Claro que, como turista, dei uma de turista: visitei o Central Park , o novo High Line, o Brooklyn Bridge, mas o intuito era ir atrás de comida, mercados e lojas de cozinha. Queria entender por que dessa cidade constam tantos restaurantes na lista dos melhores do mundo. Depois de dez dias comendo tudo o que tinha direito, concordei com as estrelas do Guia Michelin."

Para se matar no hambúrguer

P.J. Clarke’s (www.pjclarkes.com). “Cheguei doida por um cheesebúrguer, fui correndo para o P.J. Clarke’s, um clássico nova-iorquino. Que eles não me ouçam: há toalhas xadrez italianas e garçons com aventais franceses. Mas essa influência é boa, pois antes você pode pedir pratos de brasseries parisienses, como mexilhões e steak tartar.”

DGBG Kitchen & Bar (www.danielnyc.com). “É do chef Daniel Boulud, só que mais acessível. A cozinha é aberta, paredes inteiras de espelho com frases de personalidades da gastronomia mundial. Tem entradinhas gostosas e sanduíches com batatas crocantes!”

Hot dog “Tem uma barraquinha a cada esquina. Pão, salsicha, mostarda da boa e ketchup! Se quiser algo mais incrementado, vá ao Papaya King (www.papayaking.com), um dos hots mais famosos da city.”

Achados

• “O Havana (www.havanany.com) foi ‘o’ achado. Fica numa esquina do Soho e é uma mistura de latino, mexicano, cubano. Há filas enormes, mas vale encarar para comer a melhor espiga de milho da vida: cheia de manteiga, queijo ralado e pimenta caiena.”

• “O mais criativo é o The Spotted Pig (www.thespottedpig.com). Imagina um restaurante escuro, com velas, tons de vermelho camurça, um móvel diferente do outro e garçonetes tatuadas. Mas imagina tudo isso repleto de figuras de porco. O lugar é inspirado no bichinho, não pense que é fofo: é meio macabro, mas as ostras são ótimas!”

Fatty Crab (www.fattycrab.com). “Um dia, andando de bike, vimos um lugar minúsculo onde uma pessoa comia um enorme caranguejo. Não pensamos duas vezes e logo estávamos comendo o mesmo; eles vêm mergulhados num molho denso de leite de coco, pimenta e tomate. Para acompanhar, torradas e verduras chinesas refogadas.”

Para almoçar

• “O Le Pastis (www.pastisny.com) fica no Meatpacking, o bairro da moda. É legal para almoçar, mas melhor ainda é o Baltazar (www.balthazarny.com), francesão clássico, no Soho. A sopa de cebola gratinada é muito saborosa, com puro parmesão e pedaços de pão.”

• “Para quem gosta de asiáticos, a pedida é o Spicy Market (www.spicemarketnewyork.com). Decoração thai, pratos bem asiáticos na medida certa. Tente sentar na calçada, muito mais gostoso.”

• “O Spring Natural (www.springstreetnatural.com) é um restô cheio de saladas, sandubas com legumes tudo fresquinho, legal para tomar um sucão e repor as energias. Em frente, tem uma loja ótima de coisas de cozinha.”

Descolados

• “Buchicho e gente arrumada é o Standard Grill (www.thestandardgrill.com). Fica no Meatpacking, é um bar-restaurante-balada. Vale mais pelo auê do que pela comida.”

• “Famoso na cidade, há várias unidades do Momofuku (www.momofuku.com).”

• “No Noodle Bar tem uns bowles de macarrão de arroz muito bons.”

Dica saideira: “Não deixe de conhecer o empório Dean & Deluca (www.deandeluca.com) e comer todos os cupcakes que vir pela frente – os mais disputados são os da Magnolia Bakery (www.magnoliabakery.com).”

matérias relacionadas