Metendo a colher

por Flora Paul

A apresentadora Sarah Oliveira fala de seu novo projeto online, o site Colherada Cultural

“O que a gente ia fazer? Crítica? Também. Resenha? Também. Mas somos autoridade em alguma coisa? Não. Queríamos oferecer ideias”, conta a apresentadora de televisão Sarah Oliveira, sobre seu novo projeto com mais oito amigas, o site Colherada Cultural, lançado na última semana.

As nove colheres, como se chamam, se conheceram no curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural na faculdade paulista FAAP. A vontade de criar um projeto na internet que falasse sobre cultura surgiu logo, mas chegar na ideia certa demorou mais de um ano. “A ideia não era fazer um blog, não era fazer fanzine, queríamos um site profissional, mas independente, que falasse de cinema, TV, moda”, fala Sarah. “E é aquela coisa: mulherada, colherada”, explica, brincando.

Além de editorias sobre literatura, gastronomia, dança, entre outras, cada uma escrita por sua colher especializada, o site ainda conta com a coluna Sarah Apresenta, que reforça a vontade de trazer informações com um olhar diferente para a internet.

Fazendo entrevistas há 12 anos, Sarah resolveu que mostraria o lado B de pessoas públicas com projetos culturais além da área que as popularizou. “Com a Ivete Sangalo, que é a pessoa mais pop do universo, não dá pra se pautar, porque ela não está com novidade nunca: ela é a novidade sempre. Então eu falei de livros, de filmes, trilhas sonoras. Ela gostou, disse que normalmente só perguntam quem ela está pegando, sobre o filho, sobre Bahia. Fiquei feliz”.

Com o site ainda engatinhando, o único plano da colheres, por enquanto, é conquistar credibilidade: “A mídia ainda é muito preconceituosa com os eventos culturais, com críticas sem embasamento, muito achismo. A gente não pode seguir essa linha, temos que tomar muito cuidado para continuar com a ideia original do site”.

Vai lá:
www.colheradacultural.com.br

fechar