Fazer exercício no período menstrual pode ser uma chave para o bem-estar
Um corpo que muda, regula e desregula, tem altos e baixos durante o mês, todos os meses. Não tem como nos separarmos do nosso ciclo menstrual, pelo menos por um bom período de nossa vida. Só que nem sempre temos essa conexão de escutar o corpo, anotar o que sentimos e perceber as mudanças hormonais. Isso ficou claro na enquete feita no Instagram da Tpm em parceria com a Adidas. Mais de duas mil mulheres responderam às perguntas e dividiram abertamente suas questões sobre o ciclo menstrual. Apesar de haver mais espaço para discussão e meios democráticos para se informar, mais da metade (59%) não está de olho, mês a mês, no que rola com o corpo. Essa falta de informação ajuda a fazer com que tabus em torno da menstruação continuem sendo ditos por aí. Um deles é que exercícios não combinam com os dias de sangramento e é disso que vamos falar por aqui.
Disposição x menstruação
Podem parecer duas palavras que não combinam. Mas os dias em que você menstrua não necessariamente precisam ser de letargia. Nesta fase, o corpo passa por mudanças importantes que podem, de acordo com o organismo, nos deixar mais introspectivas mesmo. “Durante o ciclo menstrual acontece uma produção cíclica de estrogênio e progesterona. Eu gosto de comparar hormônios com botões de ligar das nossas células, eles agem em diversos lugares quando são acionados. Por exemplo, o estrogênio, que melhora a fadiga e a recuperação, está em níveis mais baixos nesta fase e isso pode influenciar de maneira negativa a disposição e resposta aos exercícios”, diz a ginecologista e obstetra Cidinha Ikegiri, de São Paulo, pós-graduada em Medicina do Esporte. A relação entre os dias da menstruação, principalmente os primeiros, impacta 80% das mulheres. Mas, do ponto de vista científico, ainda são conflituosas as evidências de que as fases do ciclo menstrual de fato interferem no nosso desempenho. Mesmo porque a prática esportiva libera substâncias no nosso corpo que ajudam na sensação de bem-estar e disposição, como a endorfina, que diminui o estresse. Aí, alguns sintomas como cólica e mesmo o desânimo podem ser eliminados deste período.
A mesma coisa dá para fazer na semana anterior à menstruação, quando a TPM costuma atacar, e você pode usar os exercícios para ter no corpo alguns efeitos. “Há um neurotransmissor relacionado ao bem-estar chamado serotonina que tem um papel importante na TPM, e este sofre interferência do alto e baixo hormonal típico dessa fase. O exercício é uma ferramenta poderosa para fazer com que seu corpo produza naturalmente a serotonina, que dá sensação de prazer”, explica Cidinha. É o que faz boa parte das nossas leitoras: o que as incentiva a sair do sofá para malhar nestes dias, na maioria dos casos, são os efeitos no corpo, como a redução da ansiedade, o aumento na disposição e a produção de mais endorfina.
Para cada fase, um treino
Há um movimento de profissionais especialistas em montar treinos de acordo com o ciclo, levando em conta esse vaivém dos hormônios e os impactos disso no corpo feminino. Aqui, já é possível encontrar profissionais de educação física com este perfil, mas o conceito ainda precisa reverberar mais, pois a grande maioria das minas ainda não conhece. E por onde começar? Na prática, observando essas mudanças em seu corpo, quando está mais animada, os dias de inchaço, dor e os dias de pique total. Se você se animou, anotar como você está durante o mês e conhecê-lo faz parte do processo. E tudo bem você não conhecer, não está sozinha: pouco mais de 40% das mulheres que participaram da enquete não conhecem seu ciclo, que varia entre 24 e 38 dias. E por mais que possa bater uma preguiça nos dias da menstruação, um corpo sempre em movimento é sinônimo de bem estar e aí você consegue ficar mais ativa em todas as áreas da sua vida por mais tempo no mês. A grande maioria das mulheres disse que prefere atividades como ioga, alongamento e caminhada para esta fase de sangramento, principalmente nos primeiros dias. Já no período que antecede a menstruação, quando a TPM pode aparecer, elas usam o exercício para ajudar a relaxar, liberar a tensão e para sair de casa com tédio e voltar plena. Tem coisa melhor?
Todos os dias on
Essa questão de se exercitar quando a gente sangra pode esbarrar em alguns tabus e um deles tem a ver com nosso conforto. Vai muito além de alguma sensação corporal, estamos falando da nossa autoestima e o fato de que não precisamos necessariamente compartilhar com o mundo nosso ciclo. Muitas mulheres ficam com medo de que, bem no meio da prática física, role algum vazamento - aquela conhecida sensação de que todos vão ver e o estranhamento de ter a roupa molhada para valer. A Adidas está dando uma força para as mulheres continuarem se movimentando mesmo nos dias de fluxo intenso com as novas peças da coleção Stay in Play que são à prova de menstruação. “O processo de criação começou há mais de dois anos, analisando os dados relativos aos períodos menstruais e o impacto que eles têm no esporte. O que descobrimos é que havia uma enorme lacuna no mercado de roupas esportivas para dar suporte àquelas que menstruam”, fala Kim Buerger, gerente de produtos Adidas. Os insights deram vida à tecnologia Flow Shield que é um conjunto de três camadas absorventes nas peças. As peças fazem parte de uma campanha que quer revolucionar a oferta de produtos para as mulheres que, durante a menstruação, em sua maioria, abandonam as atividades físicas. “Este é apenas o primeiro passo em nossa jornada na criação de roupas de desempenho para apoiar as pessoas que menstruam”, diz Kim.