Após Metrophones, o novo projeto de Rebecca Raia é mostrar o que as pessoas estão lendo
Inspirada no blog The Sartorialist, famoso por cliques de moda urbana, a estudante de relações internacionais Rebecca Raia, 21 anos, começou a retratar a trilha sonora do metrô paulistano. Há sete meses fotografa passageiros para seu site Metrophones , onde eles contam o que estão ouvindo em seus fones. O novo projeto da paulista é mostrar o que as pessoas estão lendo entre uma estação e outra. Além da câmera, Rebecca leva consigo uma biografia de Stalin e Mrs. Dalloway , de Virgina Woolf. A seguir, os livros que seis mulheres carregam por aí.
Patricia Corso 30 anos, roteirista de Morando Sozinho, do Multishow “Estou lendo Clarice, de Benjamin Moser. É a biografia de Clarice Lispector, escritora que amo. Raramente arrisco um autor novo, me sinto na obrigação de ler os clássicos antes das novidades. Tenho um pouco de preconceito com livros da moda. Podem até ser bons, mas me sinto mal de ler Comer, rezar e amar antes de Romeu e Julieta. Talvez seja meio radical, mas é uma regra que inventei pra mim.”
Crédito: Arquivo Pessoal
Marisol Ribeiro 27 anos, atriz “Estou lendo Manual da paixão solitária, de Moacyr Scliar. É o primeiro livro dele que leio. Um romance que conta uma passagem do livro do Gênesis de dois pontos de vista bem diferentes. Sinto um prazer enorme quando me encanto por um autor que até então desconhecia. Estava falando sobre adaptações para o cinema com o diretor João Daniel Tikhomiroff e ele me indicou o Moacyr, que fez meu interesse por teologia aumentar.”
Crédito: Arquivo Pessoal
Deborah Falci 32 anos, DJ e sócia do designer de joias Raphael Falci “Gosto de variar os estilos, mas adoro biografia. A escolhida da vez é A bola de neve – Warren Buffett e o negócio da vida, de Alice Schroeder, a história de um cara fascinante que construiu uma riqueza gigante com suas ideias e valores. Me interesso pela história dos outros. Escolho o livro de acordo com o que quero no momento: distrair a cabeça ou agregar ao trabalho.”
Crédito: Rael Barja
Laura Lavieri 22 anos, cantora “Tenho lido, aos poucos, Cartas a um jovem terapeuta , de Contardo Calligaris. É bacana pra quem cursa psicologia porque fala de conflitos, prazeres, obstáculos e pegadinhas da atuação da profissão. Estou em Barcelona e, inevitavelmente, me apaixonei por Gaudí. Comprei Gaudí – Uma introdução à sua arquitetura. Em Londres achei exemplares que faltavam na minha coleção de Y: The Last Man, história em quadrinhos muito boa. As HQs são dinâmicas, ótimas para ler no metrô ou no trânsito.” Helena
Crédito: Arquivo Pessoal
Daniela Bravin 36 anos, sommelière “Agora estou lendo Orgia – Os diários de Tulio Carella, Recife 1960. São diários desse argentino, o Tulio, contando um pouco de sua vida no Brasil. Estou gostando porque Recife sempre foi uma cidade efervescente culturalmente, e ele é bastante descritivo. Antes, eu li O Spleen de Paris, de Charles Baudelaire, um dos meus autores prediletos. Sempre fui uma leitora voraz e eclética, literatura e história são os assuntos que mais me interessam. Sempre que estou em trânsito tenho um livro à mão.”
Crédito: Arquivo Pessoal
Helena Lunardelli, 38 anos, florista “Nunca tinha lido nada de Marjane Satrapi, e agora estou lendo a autobiografia dela, que chama Persépolis. É narrada em história em quadrinhos, e eu estou achando muito interessante. Tenho o costume de ficar horas em uma livraria deixando que alguns livros me despertem interesse. Não busco tema ou narrativa específicos e acabo me surpreendendo bastante com os ‘achados’. Adoro ler sem expectativa. É como entrar no cinema sem ter ideia de a que se está indo assistir. Gosto dessa sensação.”
Crédito: Arquivo Pessoal
anterior
proxima