por Ana Manfrinatto

Dona Leonor e muito mais do que seus ravioles e espaguetis

O ímã de geladeira da La Pastora tem, além do endereço, do telefone e do site; uma frase que diz “algo distinto em pastas”. O que quer dizer, em português, algo diferente em massas. La Pastora é uma entre as milhares de fábricas/lojas de massas frescas de Buenos Aires. Eu me arriscaria a dizer que em cada esquina tem uma casa dessas com espaguetis, ravioles, nhoques e tantas outras massas fresquinhas, fresquinhas. Herança dos imigrantes italianos.

A diferença da La Pastora é a relação afetiva que eu mantenho com ela. Faça chuva ou faça sol, quem atende os clientes desde o ano de 1963, quando a casa foi criada, é a proprietária. Dona Leonor abriu o negócio junto a seu esposo, um espanhol falecido há 14 anos. Mesmo viúva ela se mantém firme e forte frente ao negócio, não faltando simpatia e disposição para um dedo de prosa com os clientes. Nunca tive a indiscrição de perguntar sua idade, mas chuto uns belos 80 anos pra Dona Leonor.

Na última vez que eu fui lá eu estava com a Melina, amiga do trabalho. Nós entramos mais que nada para que a Melina conhecesse o lugar e, claro, não deu outra: passamos uns 40 minutos com a Dona Leonor conversando sobre a vida. Comemos um biscoito folhado com doce de “membrillo” (hum.) e ela não quis cobrar de jeito algum. Nos tratou como se fôssemos netas e disse que só não apresenta os seus netos solteiros pra gente porque um é baixinho e porque o outro não quer saber de compromisso.

Quando fomos embora ela ainda disse palavras bonitas como “curtam bastante porque é isso o que a gente leva dessa vida. Mas cuidado, porque a rua está cheia de perigo. Mas vocês são meninas boas e espertas, por isso nunca vai acontecer nada de ruim com vocês”. Depois dessa dá pra comprar raviole em outro lugar? Não, né?

Vai lá:
La Pastora
Avenida Rivadavia nº 4063, Almagro
Tel.: + 54 11 4981-4375

fechar