por Ariane Abdallah
Tpm #109

Quatro mulheres prestes a dar à luz posaram para o fotógrafo Murillo Meireles

Assim como Fernanda Torres, Carol Meirelles, Betty Gofman e Maria MacDowell se deixaram retratar pelo fotógrafo carioca Murillo Meirelles dias antes do parto. O resultado, que você confere a seguir, captura a atmosfera de emoção e sensibilidade por trás do mais feminino dos acontecimentos: ser mãe.

A atriz Fernanda Torres, 45 anos, tem dois filhos: Joaquim, 11, e Antônio, 3. Foi o convite dela que deu início à série de ensaios de grávidas, que se tornou um projeto pessoal de Murillo. Por que quis essas fotos? Na casa da atriz Dina Sfat, havia um pôster gigantesco dela grávida, linda, pendurado na parede da sala, acima do sofá. A imagem me causava impacto quando ia lá com meus pais. Foi por causa desse pôster que procurei o Murillo. Me lembro que ele riu surpreso, contou que havia acabado de fotografar um parto para uma exposição e que aceitaria o convite de bom grado. Tenho a frustração de não ter voltado todos os anos para registrar o crescimento dos rebentos.

"A impressão que tinha na minha primeira gravidez era a de que eu nunca mais deixaria de carregar aquele barrigão extraordinário. Talvez por isso tenha demorado para tirar uma foto decente de mim em estado delicado. Mas arrisquei ligar para o fotógrafo Murillo Meirelles e perguntar se ele me fotografaria. O Joaquim nasceu no dia seguinte à sessão. Oito anos depois, eu o procurei novamente no último mês de gravidez para guardar uma lembrança do barrigão do Antônio [foto]. Fazia um calor de março no Rio de Janeiro. Como da primeira vez, eu não quis roupa, cabelo ou maquiagem. Acho que me sentiria estranhíssima, quase deselegante, se estivesse vestida. Queria lembrar do meu rosto como ele estava e das curvas incríveis que o corpo da gente faz nos últimos meses de gestação. Nunca mais ficarei assim. É uma constatação que impressiona quando olho este retrato. Sou muito grata ao Murillo por ter topado a minha proposta em 1999. Acho que não teria feito a foto ao lado se tivesse deixado escapar a primeira" Fernanda Torres

 

 

Aos 22 anos, a carioca estudante de psicologia Carol Meirelles engravidou do namorado, casou e mudou para o apartamento do fotógrafo Murillo Meirelles – que é seu tio e morava em São Paulo na época. O figurino que usou, aos nove meses de gestação, foi o short de pijama com o qual havia dormido. Foi a mulher mais nova fotografada para o projeto. Hoje, Carol tem 23 anos, e Joana, 1 ano e 7 meses. O que sente ao ver as fotos da gravidez? Lembro que nunca me sentia sozinha. Minha filha estava o tempo inteiro comigo. Eu cutucava a barriga, ela mexia de volta. Eu falava e sei que ela ouvia. E, na hora que a Joaninha nasceu, me transformei. Pensava que não ia saber o que fazer, como cuidar. Mas aprendi instantaneamente. Desde então, a cada nova fase, penso: “Não pode ficar melhor!”. Mas sempre fica.

A atriz Betty Gofman tem 45 anos e, há um mês, é mãe das gêmeas Helena e Alice. Por indicação da amiga e cineasta Carolina Jabor, foi parar diante da câmera de Murillo. Nesse dia, levou suas duas cachorrinhas, que, assim como seu gato, convivem em harmonia com as filhas. O que sentiu durante as fotos? Prazer, felicidade, sensação de poder. Esse momento é muito forte. Se eu fosse homem teria tanta inveja... Até o último dia, tive uma gravidez tranquila. Agora que elas nasceram, meu grande prazer da vida é cuidar delas. Passei para segundo plano. Sou alucinada pelas minhas filhas.

 

Quando engravidou pela primeira vez, a atriz Maria MacDowell, 31 anos, ficou encabulada de pedir para Murillo, que é amigo de seu marido, registrar o momento. Nasceu Tito, hoje com 2 anos. Até que, no ano passado, aos sete meses da gestação de Mila, o casal cruzou com o fotógrafo na praia, e ele mesmo fez a proposta. Sente saudade da barriga? Nossa! Muita. Lembro que depois da primeira gravidez não tive tanta saudade como dessa vez. Embora tivesse a emoção de ser um mundo novo, eu tinha mais inseguranças. Agora curti mais, por ser segundo filho. E acho que não vou engravidar de novo, então é uma espécie de despedida. Já tenho um casalzinho e penso em voltar a trabalhar, porque desde que eles nasceram parei. Mas não tenho certeza de que não serei mais mãe...

Fotografar grávidas não era um plano do carioca Murillo Meirelles, um dos principais fotógrafos de moda do Brasil. Até que seu telefone tocou e, do outro lado da linha, era a atriz Fernanda Torres. Os dois haviam se conhecido poucos meses antes, em uma situação de trabalho. Isso faz 11 anos, a idade do filho mais velho dela, o Joaquim. Fernanda propôs que ele registrasse seus últimos momentos de gravidez. Ele topou. E o ensaio aconteceu no apartamento do fotógrafo, no Rio de Janeiro – que acabou virando cenário dos cerca de dez ensaios que vieram a seguir. “A Fernanda me chamou para o chá de bebê, que seria no dia seguinte. Mas não teve chá de bebê nenhum, porque o Joaquim nasceu. Foi uma coisa muito sincronizada”, lembra o fotógrafo, que também já clicou os barrigões de Fernanda Lima, Cynthia Howlett e Camila Pitanga, entre outras. O estilo daquelas primeiras fotos, da Fernanda Torres, definiu o padrão que ele segue até hoje: imagens em preto e branco, fundo neutro, pouca (ou nenhuma) roupa e maquiagem. A ideia é que o registro traduza o máximo possível o clima descontraído, natural e íntimo que se instala entre modelo e fotógrafo. “É uma forma de eternizar esse momento emocionante da vida delas, aquele estado passageiro. Gosto da relação que estabeleço com as garotas, que estão superfelizes, relaxadas. É um trabalho mais descompromissado em relação ao resultado. É ela com ela”, resume Murillo. O fotógrafo gosta da ideia de, algum dia, transformar o projeto em livro, misturando também fotos das mães com os bebês depois do nascimento – o que ele já garantiu com algumas de suas musas.

fechar