por Bianka Vieira

A jogadora deu dicas de produtos 100% veganos que ela usa e adora

Desde que deixou as quadras, em 2015, Fernanda Ferreira, a Fernandinha do vôlei, entrou de cabeça na causa animal. A jogadora admite a saudade das quadras, dos treinos e da rotina, mas se diz renovada com a militância. "Sempre questionei o fato de matarmos animais para comer. Nunca concordei com isso, mas também não fazia nada para mudar", diz.

Após entrar em contato com a Segunda Sem Carne, uma iniciativa promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que tem como missão difundir o não consumo de carne às segundas, a esportista tornou-se vegana do dia para a noite. Outro incentivo foi uma palestra com o americano Gary Yourofsky, ativista conhecido da causa. "Senti como se fosse um tapa na minha cara, era óbvio o que ele explicava, sabe? Não fiz transição, funciono na base do tudo ou nada”, afirma.

Se no passado Fernandinha via no veganismo um aspecto radical, hoje ela se prende ao desejo de mostrar para as pessoas o que realmente acontece na indústria de carnes, laticínios e farmacêuticos. "Uso minha imagem para dar o exemplo de que um vegano pode, sim, ser saudável, ainda mais um atleta de alto rendimento." Atualmente ela está fazendo um leilão de roupas que foram usadas em jogos, inclusive durante a Olimpíada de Londres, quando conquistou o ouro. O objetivo é destinar todo o dinheiro arrecadado para o Santuário das Fadas, um projeto que acolhe animais vítimas de crueldade e exploração.

Como ela mesma brinca, a Fernandinha vegana é mais tranquila, serena e sarada que a Fernandinha não vegana. Após a mudança no estilo de vida, a atleta afirma que as lesões dentro do esporte passaram a ser menos frequentes e que o pós-jogo também ficou menos dolorido; em sua vida pessoal, o veganismo despertou a espiritualidade e uma conexão consigo mesma de maneira significativa. "Quando não nos alimentamos mais de dor e de sofrimento, é assim que nosso corpo responde", acredita.

Veja a lista que Fernandinha preparou para a Tpm.

FEFA PIMENTA

"Todos produtos da Fefa são veganos, artesanais, naturais e ecológicos. São cheirosíssimos e o perfume fica no cabelo e na pele… amo!"

Vai lá: https://www.fefapimenta.com.br/

SURYA

"A Surya também tem ótimos produtos e é uma marca vegana. Minha linha preferida é a Woman Sapien e também amo a máscara de cabelos de canela. Um arraso!"

Vai lá: https://suryabrasil.com/

LOLA LOLÓ

"Compro bolsas com a marca Lola Loló, todas são veganas. Os produtos são muito diferentes, você não encontra nada parecido por aí. Bem originais!"

Vai lá: http://www.lolalolo.com.br/

VEGANWAY BRASIL

"De suplemento uso o da VeganWay Brasil. Minha proteína preferida é a de arroz com sabor de morango, mas tem muita opção. Tem até fusion protein, que é a mistura de proteína de ervilha e de arroz integral, mais farinha de amaranto e de quinoa, além de um chá verde sabor pêssego que é realmente delicioso!"

Vai lá: http://loja.veganwaynutrition.com.br/index.php/

AHIMSA

"Sapatos Ahimsa toda a vida, adoro! É uma empresa vegana e brasileira super legal."

Vai lá: https://useahimsa.com/

Créditos

Imagem principal: Andressa Caetano/Divulgação

matérias relacionadas