por Tiago Barizon

Pra reunir amigos, promoter Vivi Flaksbaum abre restaurante na tradicional Galeria Ouro Fino

Uma visita ao Pastíssima rende não só uma boa pauta, como também uma aula, um momento de parar e ficar quieto ouvindo histórias. As histórias vinham na forma de causos e fatos narrados por Vivi Flaksbaum, que abriu em dezembro do ano passado seu novo empreendimento, dessa vez apostando na gastronomia.

O lugar escolhido para receber seu restaurante foi a Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta. A história de sua família se mistura com a história da Ouro Fino, que foi inaugurada na década de 50. A mãe de Vivi, Magaly, mantém duas lojas há 34 anos no subsolo, dois brechós, vizinhos do Pastíssima.

A vontade de abrir o seu próprio restaurante surgiu para ter um lugar para receber os amigos e servir uma boa comida, hábito que a Vivi cultiva faz muito tempo. Mas pela sua rotina agitada, acaba sobrando pouco tempo e o restaurante veio suprir esse desejo. Não é raro encontrar as filhas de Vivi, amigos da promoter, e clientes antigos almoçando por lá.

A comida de lá foi pensada em primeiro lugar para quem trabalha nas imediações, é cozinha do dia a dia, com ingredientes e receitas caprichadas, mas que não pesam no bolso. Além do cardápio fixo, vale a pena perguntar se tem alguma novidade. Frutas viram um bolo, se por acaso estiverem ocupando mais espaço do que deveriam. Os preços dos pratos variam de R$ 13 a R$ 34.

Quem comanda a cozinha é a Barbara Fominaya, uma jovem chefe de 21 anos, com passagem pelo Clous de Tapas e Z Carniceria, que montou o cardápio em um processo colaborativo com a Vivi, ideias se juntando e se misturando. Dessas colaborações que surgiu, por exemplo, a tapioca “integral”, em que à goma da tapioca são misturados diversos tipos de grãos. Tem gente que já tá indo lá sempre que possível para comer essa tapioca. Outros campeões de venda são as omeletes e as massas, como o sorrentino de brie com damasco.

Perguntei qual a influência do Pastissima, e adorei a resposta da Barbara: “É uma cozinha”. Assim, simples. Como a cozinha de casa, que a gente faz o que gosta e por isso fica sempre bom, já que vai muita vontade e paixão na receita.

Dica de mobilidade: Vá de metrô até a estação Consolação da linha verde e desça a Rua Augusta no sentido Jardins.

Vai lá: Pastíssima - Rua Augusta, 2690, Galeria Ouro Fino, Loja 29, Subsolo, Jardins – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 10h às 20h

(*) Tiago Barizon é produtor musical executivo, DJ por gosto, editor por curiosidade. Nas horas vagas passeia por São Paulo (e por onde mais puder) para conhecer o que a cidade tem para oferecer. Para compartilhar as suas descobertas, criou o site DescubraSP, que estará semanalmente na Tpmwww.descubrasp.com.br // www.facebook.com/descubrasp?fref=ts

matérias relacionadas