por Ana Manfrinatto

Sobre esta e outras padarias portenhas

A padaria Cosas Ricas também é uma rotisserie e fica na esquina das ruas Perú e Humberto Primo, em San Telmo. Seu nome promete e cumpre com o que diz: eles de fato vendem cosas ricas, ou seja, coisas gostosas.

Eles vende pães (dãããr.), bolos, sanduíches, tortas, empanadas, facturas e mais um montão de coisas gostosas (dãããr de novo!). Diferente do Brasil, as padarias daqui vendem os pão e ponto. Não há lugar para sentar, não dá pra pedir um suco de laranja e um pão na chapa para comer no balcão e nem comprar um chicletinho ou uma balinha.

No caso da Cosas Ricas, que é rotisserie, na hora do almoço ela fica lotada de pessoas que trabalham na região e que compram coisinhas para levar e comer no escritório. É assim, ó: você pede uma porção de torta de espinafre e eles colocam numa bandejinha, esquentam no microondas, embrulham no papel de rolo e a colocam numa sacolinha com garfo e faca descatável.

Essa movimentação equivale à fila do restaurante por quilo na hora do almoço dos trabalhadores deste nosso Brasil.

Outra coisa que esqueci de falar. as facturas, que eu citei lá e cima, são diferentes tipos de pães doces. Uma factura pode ser uma medialuna (espécie de croissant), um rolinho de doce-de-leite, um pãozinho coberto com chocolate ou creme e por aí vai.

As pessoas costumam comprar media o una docena (meia ou uma dúzia) para comer no café-da-manhã ou então para aquele horário das 5 da tarde. A bebida que acompanha é, por tradição, o mate (chimarrão).

Enfim, a Cosas Ricas é uma padaria do meu coração porque as coisas são deliciosas, porque tem um simpático estacionamento para cachorrinhos na entrada e, sobretudo, porque é uma típica padaria portenha cheia de cosas ricas!

 

 

 

 

fechar