A Paris de Marcelo Callado

por Ana Manfrinatto

Músico do Caetano conta sua intensa relação com a cidade

Quando soube que Caetano Veloso se apresentaria em Paris no mês de maio, logo depois de conter a emoção (coisa de fã!), tive a ideia de escrever para o músico Marcelo Callado, quem, ao lado de Pedro Sá e Ricardo Dias Gomes, formam a banda que acompanha Caetano em seus últimos três álbuns: Cê, Zii e Zie e Abraçaço.

O e-mail resposta do baterista revelou uma antiga e visceral relação com a cidade, veja a petit entrevista:

Como e quando foi a sua primeira vez em Paris?

Viajei a Paris pela primeira vez em 1981, com apenas dois anos de idade. Meu pai foi fazer um curso e levou com ele minha mãe, minha avó materna e eu. Tenho pequenas recordações dos parquinhos nos quais eu brincava, sobretudo de um com cavalinhos para montar feitos de madeira e mola. Também sofri um grande acidente na cidade: queimei o braço e carrego a cicatriz comigo até hoje.

Quais são os seus endereços favoritos na cidade?

Sempre que vou a Paris gosto de zanzar feito um mendigo bebum: ir parando de café em café e de bar em bar sem destino certo. Às vezes perco a chance de conhecer lugares turísticos como a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre porque prefiro ficar pela rua mesmo.

Dessa vez, o que você gostaria de conhecer?

Gostaria de dar um pulo no Crazy Horse (cabaré fundado em 1951 por Alain Bernardin, uma das personalidades que participou da reconstrução cultural da cidade no pós-guerra).

E o que você quer fazer de qualquer jeito?

Ir a sebos de LPs usados.

Acompanha a cena musical francesa? Alguma recomendação?

Não acompanho mas recomendarei eternamente Charles Aznavour e Mano Negra.

Obrigada, Marcelo ;)

E se você não puder vê-lo nos próximos dias 16 e 18 de maio com Caetano Veloso e a Banda Cê no palco do Le Gran Rex, não faltarão oportunidades: o carioca de 34 anos também é baterista da banda Do Amor e tem um projeto autoral chamado Gambito Budapeste com a mulher, Nina Becker. Além de gravar e acompanhar outros nomes como Alice Caymmi, Jonas Sá, Kassin, Lucas Santtana, Rubinho Jacobina etc.

fechar