A Birkenstock é a nova Havaiana. Ou o novo Crocs?

por Nina Lemos
Tpm #149

Até a Loubotin entrou nessa. Você vai encarar?

Como todo mundo sabe, o povo da moda tem mania de pegar coisas feias inventadas no passado e decretar: está na moda! Isso acontece toda hora com a semi-bag (e não pega, Deus é pai) e já rolou até com a pochete (não pegou, Deus tem bom gosto). Agora, a tendência do verão, que você já pode ver em todas as vitrines, é a Birkenstock, aquela sandália alemã sem charme algum e muito confortável, mas que na verdade parece sapato de doente. 

Com tanta sandália estilo havaiana por aí, vão querer que a gente use aquela coisa que deixa nosso pé parecendo o de um pato? Já basta o Crocs!

Mas por que, minha gente? Bem, tudo começou quando a grife Celine mostrou em Paris, na passarela, uma moça com uma Birkenstock adaptada. Pronto, choque! 

As moças da Vogue América chegaram à seguinte conclusão: isso é feio-bonito. Hã? Como? Pois nós achamos que é só feio mesmo. Depois disso, todo mundo foi na onda. E até a Louboutin, marca que a Carry, de Sex and The City, amava, lançou uma versão que mais parece sapato de tia velha nos anos 70. 

Por que, senhor? Por quê? 

Falta uma explicação sensata, mas, claro, como sempre acontece na moda, a tendência chegou em todas as lojas e agora a gente pode comprar Birkenstock de bolinha, de tacha, de tudo pro verão. 

O stylist Rogério S tenta explicar: “Essa febre já existiu no Brasil nos anos 90. É o clássico chinelão de papai que o povo gringo insiste em usar com meia. Acho que isso não vai rolar por aqui”. Ufa! Ainda bem. E como usar, se a gente for abduzido e entrar na onda? “Dá para ficar elegante, sim, mas só com um visual bem desencanado.” 

Mas a gente não está aqui para tirar onda nem para mandar em ninguém, então, se você gostar, se joga!

fechar