9 frases que (realmente) foram ditas por Clarice Lispector
Quem nunca leu algo poético, profundo e questionador sobre a vida atribuído à obra icônica da escritora que atire a primeira pedra. Por isso, reunimos aqui citações que, de fato, são dela
Por Redação
em 29 de agosto de 2025
“Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, autora brasileira que é uma gênia em absoluto, cujo trabalho tenho lido recentemente. Ela diz que ‘existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim. Esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo’”, disse a atriz Cate Blanchett enquanto agradecia pelo Prêmio Donostia, que reconheceu sua trajetória no cinema na 72ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha. “Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite”.
Cate Blanchett não foi a primeira (e nem a única) a ter as palavras de Clarice Lispector na ponta da língua. A ela são atribuídas frases e citações de todo tipo na internet, mas a verdade é que sua obra é, de fato, uma fonte inesgotável de reflexões. “Quero o desconhecido e a renovação de cada dia. Tenho medo de envelhecer no que é fixo, no que é já conseguido, quero sempre o que me escapa. Eu vivo na iminência, vivo em cheio o que me falta”, escreveu no livro “Perto do Coração Selvagem” (1943).
A escritora tinha pouco mais de um ano quando desembarcou no Brasil com a família que emigrou da Ucrânia fugindo da guerra civil russa, mas, apesar de não ter nascido aqui, sempre se entendeu brasileira. Com mais de uma dezena de livros publicados, ela se tornou uma das maiores autoras do país ao traduzir complexas emoções humanas e questões existenciais. “Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida”, disse.

Por conta de sua obra icônica (e por isso tão popular), não é raro que pessoas associem à autora frases que não foram ditas ou escritas por ela. Aqui, reunimos frases que são de Clarice de verdade – e mostram a força da sua escrita.
#1 Sobrevivência
“Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida”
Clarice Lispector – Um sopro de vida (1970)
#2 Abismo
“Sou cada pedaço infernal de mim”
Clarice Lispector – A paixão segundo G. H. (1964)
#3 Invenção
“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não. Quero é uma verdade inventada”
Clarice Lispector – Água viva (1973)
#4 Enigma
“Sou tão misteriosa que não me entendo”
Clarice Lispector – Cérebro eletrônico (1968)
#5 Confronto
“Mas existe um grande, o maior obstáculo, para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma”
Clarice Lispector – Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969)
#6 Espelho
“A realidade precisava da mocinha para ter uma forma”
Clarice Lispector – A cidade sitiada (1949)
#7 Presente
“Vivemos exclusivamente no presente, pois sempre e eternamente é o dia de hoje. O dia de amanhã será um hoje e a eternidade é o estado das coisas neste momento”
Clarice Lispector – A hora da estrela (1977)
#8 Monstro
“Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?”
Clarice Lispector – A hora da estrela (1977)
#9 Liberdade
“Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome”
Clarice Lispector – Perto do coração selvagem (1944)
LEIA TAMBÉM