A sabedoria que vem da natureza

Luiz Chacon, 43 anos, é pioneiro no Brasil na utilização de bactérias para a criação de soluções ambientais. Mas, ironicamente, o paulistano nunca estudou biologia.

Formado em administração, teve contato com a ciência graças ao avô, Dinoberto, cientista no Instituto Butantan (centro de pesquisa biológica). Seguindo o legado do pai, que investiu no primeiro laboratório de biotecnologia do país (que faz uso de organismos vivos para solucionar problemas específicos), Luiz fundou em 1995 a SuperBAC. "Meu único propósito foi utilizar a inteligência da própria natureza para transformar os processos produtivos, provando que podemos fazer negócios e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente", explica.

Na prática, Luiz usa a biotecnologia como uma aliada na descontaminação da água e do chorume, no saneamento básico, na agricultura e na indústria petroquímica. "Temos que ter humildade, prestar atenção na natureza e absorver o aprendizado que ela nos transmite. Tenho certeza de que é possível transformar a realidade do planeta e acredito que nós já estamos fazendo isso."

Patrocínio

Copatrocínio

Apoio

Comunicação