por Nelson Mello
Trip #172

No centro de São Paulo, Marcelina Miranda comanda o único elevador que consegue viajar o planeta inteiro

Texto Cirilo Dias Foto Nelson Mello Vídeo Luís "A.S.M.A."

Encravado no centro de São Paulo, logo após o viaduto Dona Paulina, o imponente prédio do fórum Hely Lopes Meirelles concentra milhares de processos judiciais e mais algumas centenas de transeuntes atrás desses processos. E, em meio a essa balbúrdia diária, engravatados carrancudos e apressados são surpreendidos com a saudação “Sejam bem-vindos a São Paulo, próximo da praça da Sé, perto da Liberdade e a um passo do Paraíso”. Palavras de Marcelina Miranda Soares, 50 anos, que comanda há 14 os elevadores do fórum, ou melhor, a TAMM Lines – Transportes Alternativos Marcela Miranda. “Quando fui transferida para trabalhar nos elevadores, era sempre aquela coisa chata de abrir e fechar porta o dia inteiro”, diz ela, que, para quebrar o clima enfadonho do cubículo do elevador, transformou os 19 andares em lugares turísticos do mundo inteiro.

No início, cada andar era uma estação de metrô de São Paulo, mas aos poucos as pessoas começaram a pedir que a ascensorista incluísse em seu roteiro cidades do Brasil e do mundo. Mas a TAMM Lines já teve seus momentos de crise, “alguém reclamou para a minha diretora, e eu tive que parar de falar das cidades. As pessoas me perguntavam o que tinha acontecido, e eu respondia que a empresa tinha falido”, conta Marcela – sim, porque Marcela é seu codinome na firma. O período de recessão durou pouco, graças às inúmeras faixas colocadas em frente ao fórum pedindo a volta do bom humor e criatividade de Marcelina aos elevadores.

Não importa qual seja o destino, a riqueza de detalhes impressiona. “Próxima parada, Praga. Conhecida pelos seus inúmeros museus, a capital da República Checa impressiona pela conservação do seu patrimônio histórico. Não deixe de conhecer a galeria de arte do Castelo de Praga. Obrigada e boa viagem ”, diz Marcela, que elabora o roteiro de cada semana com revistas e artigos que coleciona. “Eu não sei o que é essa ‘internet’. Eu começo a pesquisar tudo no fim de semana e anoto tudo aqui ó”, diz, mostrando o papel sulfite todo rabiscado.

A eficiência da TAMM Lines é tamanha que já ultrapassa as dependências do sisudo prédio e atrai turistas do país inteiro. “Teve um pessoal de Salvador que veio até aqui só para me conhecer, imagina? Ah, e um advogado que passou por aqui gostou tanto de viajar comigo que me deu uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro.” E qual a sua maior recompensa? “O sorriso das pessoas”, diz, sem hesitar.


Assista ao tour virtual por 19 países, ou melhor, 19 andares, do elevador pilotado por Marcela Miranda

matérias relacionadas