Logo Trip

VAI VOAR

Assim como aconteceu com o hanglinding quando surgiu o paraglinding, o kitesurfe hoje está chacoalhando a praia do windsurfe

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Assim como aconteceu no ambiente do hanglinding há pouco mais de 20 anos quando surgiu o paraglinding, o kitesurfe hoje está chacoalhando a praia do windsurfe. A diferença marcante nessa comparação, no entanto, é que enquanto o paraglinding só leva vantagem em relação à asa delta na facilidade do transporte do equipamento, perdendo em desempenho/manobras e segurança, o kite, além de portátil, proporciona o mesmo potencial de desempenho que o wind, e até alguma vantagem nos vôos.
Soma-se a isso o ineditismo, o esporte foi criado há cerca de cinco anos – diz a lenda, que as primeiras experiências foram em Ibiraquera, SC – e um infinito repertório de manobras, que incluem loopings e vôos de 20 metros de altura, e o resultado é que muita gente do surfe, skate, windsurfe, wakeboard, paragliding, entre outros, tem experimentado o esporte, também conhecido como kite boarding.
Esporte aquático que combina prancha, em geral a mesma que é utilizada no wake, com um velame parecido com um pára-quedas de alta performance, os seus praticantes mais arrojados costumam dizer que vão voar, tal o tempo que é possível ficar no ar com o brinquedo.
Tricampeão carioca de surfe, Guilherme Gross aderiu ao esporte por dois motivos: a limitação de tempo para as viagens de surfe que o trabalho como editor do Surf Adventures impõe e a vantagem de contar com 200 dias por ano de condições favoráveis para a prática, leia-se ventos entre 10 e 25 nós, muito superior à de ondas com qualidade.
No seu caso, existe um terceiro motivo: a namorada Daniela Monteiro, apresentadora do Sportv e ex-campeã brasileira de windsurfe, que também aderiu ao kite. Ela foi, no último final de semana, campeã do Primeiro Desafio Brasileiro de Kitesurf. Disputado no Pontal das Salinas na Lagoa de Araruama, RJ, o Desafio estreou a estrutura montada pela prefeitura local, que aposta no potencial das condições naturais e do kite para o desenvolvimento do turismo na cidade.
No masculino deu o previsto, e os dois melhores kiteboarders que atuam no país – o baiano Maurício Abreu está entre os melhores do mundo mas está, há seis anos, radicado no Havaí – fizeram a final. Em condições de vento ideais Marcelo Cunha e Rafael Pipoca, ambos do Rio, travaram um duelo que empolgou o público.
Marcelo foi melhor, ficou com o título e o reconhecimento do público e dos competidores, 36 no total, sendo quatro mulheres. O resultado o deixou motivado para a disputa da etapa brasileira do Mundial, que em dezembro acontecerá pela segunda vez em águas brasileiras.
Antes, no segundo final de semana de outubro, em Jericoacoara, CE, o King of the Air, patrocinado pela Red Bull, irá oferecer US$ 20 mil em prêmios divididos em duas categorias, freestyle e race, para 16 atletas convidados.
Se foi ou não em Ibiraquera onde tudo começou, certo é que no Havaí e na França é que o kite tomou vulto, como é certo também que o Brasil tem um enorme potencial para o desenvolvimento do esporte. E isso já está em processo.

NOTAS

WQS
Neco Padaratz tem o melhor aproveitamento da temporada, 75,5%. Em Hossegor, França, repetiu o resultado de vice-campeão, novamente atrás de Joel Parkinson. Com apenas cinco resultados, três a menos que seus rivais, ele já está em oitavo no ranking. Seu irmão Teco é o melhor brasileiro (4º).

SNOWBOARD
A última etapa da Nokia FIS 2001 teve o início adiado esta semana devido às condições do tempo. A prova será disputada em Pucón, Chile, e define o circuito sul-americano, o campeão chileno e vagas nos Jogos de Inverno.

NEVE E TRAMPO
Aspen/Snowmass, Colorado, EUA, está recrutando jovens e adultos para a temporada 2001/2002. Interessados www.aspensnowmass.com

SKI
Depois de alcançar índices olímpicos na etapa chilena, os brasileiros se preparam para o 16º Campeonato Brasileiro, que começa domingo em Las Lenas, Argentina.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM