Uma seleção de apps que te ajudam a preservar o tempo gasto na internet

Diana Assennato
Natasha Madov

por Diana Assennato
Natasha Madov
Trip #240

Existem diversos aplicativos que nos protegem dos desvios de rota que criamos para nós mesmos

Quem nunca se viu sugado pelo vórtex Facebook + WhatsApp + Instagram no seu próprio smartphone? A maioria de nós, mortais, sabe como é difícil resumir aquela “checadinha matinal” no Facebook a, no máximo, duas ou três rolagens e uma olhada no inbox. E não somos poucos a sofrer desse mal. O brasileiro passa em média de 84 minutos por dia checando o seu smartphone – é uma das maiores médias do mundo! Por isso separamos algumas dicas que vão te manter off-line, te ajudar a parar de procrastinar e priorizar o que realmente importa na internet.

AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE
Seu problema é autocontrole? Clique Self Control, um aplicativo (para Mac) sem firulas: você diz quais são os sites que te distraem e por quanto tempo gostaria de ficar longe deles. O app bloqueia o seu acesso e só te permite entrar quando o tempo acabar (ou se você reiniciar o seu computador). Nessa mesma pegada, o Hey Focus funciona em todos os navegadores (truque clássico da autoenganação) e oferece um timer para quebrar o seu tempo em intervalos de 25 minutos de total concentração. Além disso você também pode agendar blocos de produtividade para o resto do dia. Existe também o Cold Turkey, em que você bloqueia principalmente as redes sociais e jogos, com intervalos programados para um cafezinho. Aqui, a diferença é que você pode separar as suas distrações por blocos, como “notícias” e “e-commerces”, e ativá-los separadamente.

ZUCKERBERG DOS INFERNOS!
Se o drama são estritamente as redes sociais, o News Feed Eradicator para Facebook é até simpático. Ele não te proíbe de entrar na página, mas substitui o seu feed inteiro por uma frase motivacional, na pegada “Controle a sua mente ou ela te controlará”.

SAI DA MINHA ABA
Um jeito prático de não se perder no excesso de informação é limitar a quantidade de abas que podemos abrir nos browsers. Acredite, funciona. Quanto menos você puder abrir, melhor aproveitado será o seu tempo e maior será a qualidade da sua leitura. Uma boa extensão para o Firefox é a Window Tab Limiter, disponível na Chrome Web Store. Outra extensão menos radical é o StayFocusd, que não te proíbe de nada, mas restringe o tempo que você pode passar nos sites da sua lista negra.

DIREÇÃO DEFENSIVA
O DriveOFF (só para Android) deveria ser um aplicativo obrigatório para todos os motoristas! Quando o app percebe que você está acima de 30 km/h (ou seja, dirigindo) ele bloqueia todas as notificações, chamadas e o acesso às mensagens.

RALO DE TEMPO
Você acha que não precisa de nenhuma dessas dicas? Então faça um favor a si mesmo e teste o Rescue Time. Depois da instalação no seu computador, ele rastreia toda a sua atividade na internet e gera gráficos que mostram onde estão os seus ralos de tempo, quando você é mais produtivo e como você pode otimizar o seu uso da internet. Um detalhe: ele não conta o seu tempo em sites “adultos”.

fechar