Logo Trip

Um cerrado recém-descoberto

Área do cerrado recém-descoberto.

Área do cerrado recém-descoberto.


em 4 de agosto de 2011

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Você sabia que existe uma pequena área de cerrado no Rio Grande do Norte? Esse fato só foi comprovado em 2008 por pesquisadores da UFRN, e, por isso, ainda não consta em dados do IBGE nem em materiais didáticos de geografia. O estudo foi apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e a pesquisa avaliou 400 hectares do nordeste do Estado, região entre os municípios de Pureza e Rio do Fogo.

O estudo identificou 94 espécies na região, das quais 39 foram registradas pela primeira vez por lá e 2 pela primeira vez no Nordeste. Segundo a pesquisadora Ana Cláudia Pereira de Oliveira, a área é propícia para estudos biogeográficos e de análises de mudanças climáticas.

Agora, o próximo passo é inserir esses dados nos materiais didáticos e bibliografias especializadas. A equipe de pesquisadores já enviou o material para o IBGE para que isso aconteça, já que esse é o órgão responsável pela distribuição fitogeográfica do Brasil.

Quer saber mais sobre esse projeto no RN? Clique aqui e ouça também a matéria.

 

 

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM