por Décio Galina

Australiano perde para John John Florence em Fiji e diz adeus ao circuito

Na bateria mais fantástica do ano, o surfista australiano Taj Burrow, de 37 anos, pôs um ponto final na carreira de 18 anos no circuito ontem, em Fiji, no round 3 da quinta etapa do Mundial de Surf. No duelo que marcou o choque de gerações, Taj sucumbiu a um inspiradíssimo John John Florence, de 23 anos. O havaiano levou a melhor por apenas 16 centésimos – o placar final da bateria foi 18.76 a 18.60. Os dois surfistas descartaram notas superiores a 8 pontos – Taj ficou com 9.20 e 9.40; John John acumulou 9.43 e 9.33, em uma sequência de tubos que levou o veterano ao delírio. Mesmo com a derrota, ele mostrou na entrevista para a WSL (World Surf League) o quanto estava radiante: “Sinto com se tivesse vencido o evento, como se tivesse conquistado o título mundial. Estou tão feliz, nem sei o que dizer.”

play

No circuito desde 1998, Taj nunca foi campeão mundial. Chegou ao vice-campeonato duas vezes (1999 e 2007) e foi top 5 dez vezes. Ano passado, fechou a temporada em 16º  – até o meio da temporada estava em 6º, mas desistiu da perna europeia do tour para acompanhar o nascimento e os primeiros meses da primeira filha.

O round 3 de ontem aconteceu após quase uma semana de interrupção do campeonato por causa da falta de condições ideias para a prática do surf. Literalmente ilhados em Fiji, os surfistas aproveitaram para se divertir de outras formas como pescaria e jogos de pingue-pongue. O clima de festa de despedida de Taj ficou mais evidente quando nomes como Mick Fanning, Jeremy Flores, Michel Bourez e Gabriel Medina rasparam o cabelo na lateral em homenagem ao veterano.

O round 4 e as baterias decisivas do campeonato devem acontecer entre hoje e sexta, quando é esperado um ótimo swell. Medina, Adriano de Souza, Wiggolly Dantas e Jadson André são os brasileiros que seguem no páreo (Ítalo Ferreira, vice-líder do Mundial, foi eliminado por Jadson e vai cair no ranking). O australiano Matt Wilkinson, líder do campeonato, também segue firme em Fiji após bater Alejo Muniz no round 3 (Alejo errou feio em algumas ondas e pagou caro por isso).

Em tempo: você sabe onde fica Fiji? Dica: é um arquipélago no Pacífico, entre Vanuatu, Tuvalu e Tonga, a cerca de 2.500 quilômetros da costa leste australiana. Localizou?

Créditos

Imagem principal: Ed Sloane / WSL

matérias relacionadas