Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Muita gente acompanhou a Eliminatória Latino-Americana dos X-Games, pela primeira vez realizada no Brasil. Pelo menos 12 mil pessoas lotaram no último final de semana a arena montada no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, na qual foram realizadas as provas de skate, patin in-line e bike.
Arquibancada lotada, portões fechados, quem ficou de fora, pôde acompanhar a transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular, na TV Globo. Com comentários de Bob Burnquist, o programa bateu recordes de audiência para o horário.
Sob sol escaldante, um público eclético acompanhou a competição que classificou oito atletas, todos brasileiros, para os X-Games que serão realizados na Filadélfia, EUA, em agosto. Como outros 12 brasileiros já estavam pré-classificados, o país terá uma representação significativa na sétima edição dos Jogos, considerados as olimpíadas dos esportes de ação.
No patin in-line vertical a recordista de medalhas nos Jogos e pré-classificada, Fabíola da Silva, competiu entre os homens e ficou em segundo, atrás de Marco de Santi que garantiu a vaga. No in-line park, pista que simula condições encontradas nas ruas, o vencedor foi Dalmo Travaguni.
Na bicicleta foram disputadas três categorias, ficando de fora das eliminatórias duas que serão disputadas nos EUA e nas quais os brasileiros se destacam: dirt e BMX Racing, uma pena. Na bike stunt-park Samuel Shinogak ficou com a vaga, superando o argentino Gabriel Mastragostino. No flat, Marcos Paulo de Jesus, o Pig, foi imbatível, e no vertical Ednilson Rodriguez carimbou o passaporte.
No skate, a modalidade mais festejada, na categoria street, os irmãos Rodolfo e Wagner Ramos, do Paraná, dominaram a prova, e a vaga ficou com o primeiro. No vertical, Lincoln Ueda garantiu mais uma participação nos Jogos seguido pelo já classificado Sandro Dias, pelo veterano Sérgio Negão e por Cristiano Mateus, que disputou a final de sunga para driblar o calor.A pista, desenvolvida por George Rotatori, testou um novo revestimento e foi aprovada por todos. O nível técnico da competição só não foi melhor mesmo devido ao calor.
Próximo ao Aterro, refrescados pela água da Lagoa Rodrigo de Freitas, os competidores de wakeboard tiveram que se moldar às condições que variaram devido ao vento. Os argentinos, mais bem adaptados à água marolada, colocaram três atletas entre os seis primeiros, mas Rafael Kamogawa de São Paulo surpreendeu e estará deslizando em agosto na Filadélfia.
O evento, organizado pela rede de TV americana ESPN, passou a ter cobertura pela Rede Globo, o que chama a atenção. Para a maior rede de TV do país se cotizar com uma concorrente é porque os esportes realmente têm atraído o público. Fato que a programação da emissora tem deixado cada vez mais evidente.Eventos como esse, com o envolvimento de grandes corporações, têm que ser comemorados. Há muito tempo que o skate, por exemplo, está muito maior que a indústria que ele próprio gerou no país.Mas cabe uma ressalva. Os atletas ficaram indignados com a premiação por dois motivos. O primeiro é porque os dois convidados para demonstrações, Bob Burnquist e o biker Matt Hofmann, teriam recebido um cachê muito superior dos prêmios, e, segundo, paira uma dúvida sobre a divulgação da premiação total de US$ 100 mil, que acabou virando US$ 50 mil.
WCT FEMININO
Enquanto todos esperavam a disputa entre as tetracampeãs Lisa Andersen e Layne Beachley, foram as duas primeiras do WQS 2001 que brilharam na etapa de abertura do Mundial de surfe: Lynete Mackenzie vingou a derrota no Havaí para a brasileira Jacqueline Silva e largou na frente.
SURFE AMADOR
Começa amanhã, em Matinhos (PR), a etapa de abertura do Circuito Brasileiro. Na semana que vem a prova será na Joaquina (SC). Após cinco etapas será definido o time brasileiro que disputará o ISA Games em julho, na África do Sul, defendendo o título.
ESCALADA
A morte do físico Leonardo Donoha, 35, em uma via de baixa dificuldade na Ana Chata (SP) alerta para que nenhuma escalada é simples. Bons equipamentos e força de vontade não substituem conhecimento da via e observância dos procedimentos de segurança.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu