por Clarice Machado

Loja em São Paulo traz lifestyle e universo das bicicletas fixed gear para o Brasil

Assim como em São Francisco, Tókio e Berlim, São Paulo agora tem uma espaço especializado em bicicletas fixed gear. A Tag and Juice recentemente abriu suas portas no beco do grafitti na Vila Madalena e traz para a cidade uma loja dedicada a esse estilo de bicicletas, coisa que ainda não havia no Brasil.

As bikes fixas ou fixed gear são assim chamadas porque na estrutura do seu corpo não tem a catraca da roda de trás; isso implica que a cada giro que a roda dê, o pedal gire junto, exigindo que o motociclista nunca pare de pedalar, mesmo para freiar ou andar de marcha ré.

As primeiras bicicletas fixas apareceram em meados dos anos 20, e eram destinadas à pista de corrida.  Lá pelos anos 70, com a decadência de alguns esportes como a corrida de bicicletas, os modelos fixos foram caindo em desuso, ou foram reaproveitados para outras atividades. Com o trânsito nas cidades grandes, a fixed gear tornou-se então uma forma de transporte bastante utilizada, já que é feita de materiais resistentes, quebra pouco e quase não exige manutenção.

Os planos dos sócios Billy Castilho e Pablo Galliardo vão além da venda de bicicletas fixas. Na loja também é possível encontrar roupas, acessórios para as bikes, revistas, livros e publicações sobre arte, cultura urbana, ciclismo como esporte e estilo de vida. "Não queremos trabalhar com estoques ou peças repetidas. Tudo o que há para vender está aqui, exposto.", explica Pablo. Na loja há também um café e um espaço de arte dedicado a receber exposições de quem vive "nas bordas"; nomes ainda não conhecidos, cujas obras estão estão dispostas pelas paredes, e também à venda.

O espaço conta ainda com mesas coletivas, internet livre e matinês temáticas aos sábados com djs e projeção de filmes. O que Pablo e Billy pretendem é criar uma comunidade, mudar o hábito e a educação das pessoas; transformar a cidade e a cultura local. Por isso, a visitação na loja não deve se restringir à encomenda de bicicletas, mas a um momento de convivência social e de aprendizado.

Se você gostou da idéia e já quer ir buscar a sua bike, vá com calma. As bicicletas fixed tem como principal proposta a customização total, o que significa que um projeto é feito particularmente para cada caso e isso faz com que custem caro e demorem a ficar prontas; as mais baratas ficam em torno dos R$3 mil.

Entre a encomenda e a entrega é possível que se passe um mês ou mais, mas confie: as bicicletas são feitas totalmente sob medida, e a escolha, construção e montagem de cada peça pode ser acompanhada pelo dono. Antes de fazê-la, é necessário uma primeira conversa para saber em que tipo de atividade ela será usada, para só então começar a escolha das peças e a montagem. "Engolir a ânsia é fundamental, e estar disposto a reaprender também", explica Pablo, que admite ainda que o estilo de dirigir da bicicleta pode causar estranhamento e parecer confuso principalmente no que diz respeito aos pedais e à ausência de freios.

Para quem mora em cidades grandes, esse pode ser o início de um novo pensamento e uma nova relação com o trânsito. O novo skate, uma outra forma de se transitar pelas ruas, ou apenas uma nova diversão?

Vai lá: Tag and Juice, loja e espaço cultural
Onde: Rua Gonçalo Afonso, 99, Vila Madalena

fechar