Parece mas não é

por Luiz Filipe Tavares

Dezoito fotos muito antigas que você não vai acreditar que não passaram pelo Photoshop

Em pleno 2011 é muito difícil olhar para uma foto impressionante e não pensar que alguém alterou a imagem com o Photoshop. Mas o site Cracked fez uma lista com imagens antigas, algumas delas até anteriores a 1910, registrando momentos completamente inusitados e verdadeiros, sem nenhum tipo de manipulação de imagens nem analógico nem digital.

A lista é muito curiosa e conta com momentos históricos ao redor do mundo. A seleção inclui algumas equipes esportivas de antes da Segunda Guerra Mundial que usavam a Suástica como símbolo, imagens do dia em que um avião atravessou o Empire State Building em Nova York, imagens da exploração de petróleo na costa da Califórnia e, por que não, até um clique do ex-presidente americano Theodore Roosevelt montado em um alce atravessando um rio.

Você pode ver a lista completa a partir da próxima página.


Ciborgue da era hippie

Essas imagens estamparam as páginas da revista Popular Science do mês de janeiro de 1964 e mostram funcionários da Disney construindo um robô-homem-das-cavernas que serviria de modelo no stand da Ford na Feira Mundial de Nova York. Na época, a empresa automobilística criou um passeio de carro que visitava a pré-história como uma de suas atrações na época do evento. Um trabalho realmente notavel para o distante ano de 1964.

Bicicleta para dois

A foto em questão é de 1890 e mostra Charles B. Tripp, vendedor de mobília sem braços do fim do século XIX, curtindo um passeio de bicicleta com seu amigo Eli Bowen, que apesar de não possuir pernas, tinha os dois pés. Os dois ficaram famosos no Canadá depois que se juntaram ao circo, onde formavam a dupla homem sem braços/ homem sem pernas.

Garagem vertical

Você pode até não acreditar, mas isso é uma garagem vertical real construída em Chicago no ano de 1936 e fotografada aqui pelo veterano John Gutmann, morto em 1998. Qualquer semelhança com uma máquina de pegar salgadinhos é mera coincidência.

Having fun with the Klan

A imagem traz à tona péssimos sentimentos, mas como não ficar perplexo com essa foto de grupo tirada por membros da organização fundamentalista cristã Ku Klux Klan em um parque de diversões em 1928? Os integrantes da KKK foram convidados para posarem juntos na roda gigante de um parque na cidade de  Cañon City, Colorado, por W. H. Forsythe, membro do Klan e dono dos brinquedos. Eis um parque que eu não gostaria de conhecer.

Gerônimooooooo...

Em 1881, o empresário William Doc Carver teve uma péssima ideia que tornou-se um negócio muito lucrativo. Depois de ver um de seus cavalos caindo em um rio quando uma ponte quebrou, ele decidiu repetir o mergulho equino diariamente, desta vez de cima de uma plataforma de 20 metros de altura, e cobrar ingressos para quem quisesse ver esses animais 400 quilos se esborrachando na água. Que pena que ainda não existia a PETA nessa época.

Game, set, match

Não contentes com o grande feito humano de inventar o avião, apenas 20 anos depois do 14 Bis sair do chão, um casal resolveu jogar uma amistosa partida de tênis nas asas de um biplano, sem nenhum tipo de equipamento de proteção. Uma imagem que deveria entrar na galeria das piores ideias já concebidas por uma pessoa.

Teddy Roosevelt

Se eu não tivesse visto a foto no site da Life Magazine eu também não acreditaria nesta cena. Aqui vemos a imagem real de Theodore Roosevelt, um dos mais carismáticos presidentes americanos da história, atravessando um rio montado em um alce, em uma foto tirada na campanha presidencial de 1900. Um clássico instantâneo.

Times da suástica

Antes da ascenção do Partido Nazista ao poder na Alemanha, a suástica era conhecida por ser um símbolo da boa sorte usado constantemente no oriente, que chegou à cultura ocidental via influências indianas na vida do império britânico. Assim, no início do século XX, vários times usavam o símbolo como escudo de suas equipes. Aqui você vê o time de basquete da Chilocco Indian Agricultural School e os Canucks of the Windsor Swastikas, equipe britânica de hockey.

 

Quadricículo de guerra

Eu sei que a arma realmente parece ser só um brinquedo, mas não é. Aqui vocês vêem o Simms Motor Scout, um quadricículo criado por F.R Simms para os combates do Século XX. O que eu não sei é quem seria bravo o suficiente para ficar sentado em cima de um alvo deste tamanho enquanto tenta pilotar e atirar ao mesmo tempo. Fora que, em 1899, essa coisa não devia andar nem um pouco rápido.


As armas de amanhã, ontem

Esses mini-tanques na foto foram fotografados logo após o Dia-D e aqui aparecem capturado por soldados britânicos. As máquinas se chamavam Goliath Tracked Mines e carregavam até 100 quilos de explosivos sem a necessidade de um humano para pilotá-las. Imaginem só o estrago que uma coisa dessa era capaz de fazer em 1945.


Sai daí, criança

Dos retratos de crianças pouco ortodoxos, esse é provavelmente um dos mais terríveis. Tirada em 1920 no estado americano da Louisiana, a foto mostra a pequena Doreen Earnest clicada sobre um "pequeno" porém bem vivo jacaré com uma cara de que não estava acontecendo nada de mais. A naturalidade da menina chega ser uma afronta para todo todo mundo que chorou para tira foto no colo do Papai Noel quando era pequeno.

07

Acidente aéreo

Em 28 de julho de 1945, um problema na rota de um bombardeiro B-25 lançou o Tenente Coronel William Smith direto no Empire State Building, na época, a mais alta estrutura construída pelo homem. O enorme avião passou por dentro do prédio antes das 10h da manhã, aterrisando no telhado de um edifício vizinho. O vídeo abaixo mostra um pouco do estrago causado pelo acidente.

 

Monstro de seis pernas

Essa cadeira de gosto duvidoso, para dizer o mínimo, foi um presente do caçador californiano Seth Kinman para o então presidente dos Estados Unidos,  Andrew Johnson. Feita com pele autentica de urso pardo, eu só espero que essa coisa não tenha encontrado seu lugar entre a mobília da Casa Branca.

Sonho americano

Essa foto foi tirada em 1928 e mostra Huntington Beach como era na época. Um mar de água salgada de frente para um mar de torres de perfuração de petróleo. Hoje considerada um dos melhores lugares para se surfar nos EUA, antes a praia era um imenso campo de petróleo, como as fotos do Washington Post mostram.

Ops!

Eu também não sei o que essa locomotiva estava fazendo no segundo andar, mas o fato é que um trem caiu de dentro da estação Gare Montparnasse, em Paris, em outubro de 1895, matando apenas uma pessoa que passava na rua na hora do acontecido. Por sorte, muita sorte, ninguém que estava dentro do trem morreu.

Baixinho

O pequeno rapaz na foto era Robert Wadlow, conhecido como O Gigante Gentil do estado de Illinois, e é considerado o homem mais alto que já viveu. Ele tinha cerca de 2.7 metros de altura e pesava mais de 220 kilos! Ele morreu apenas com 22 anos em 1940 vítima de uma infecção generalizada causada por uma bolha na pele.

Aviação #Fail

Nos primórdios da produção de aviões, pousar e decolar era um problema ainda maior do que hoje. Sem aparelhos, pistas decentes ou aeroportos em geral, muitas vezes os aventureiros tinham problemas para controlar os aviões e acabavam presos nas árvores feito pipas em postes. Na foto ao lado você vê um piloto belga no ano de 1915 tentando descobrir o que fazer para tirar seu brinquedo dos galhos

Sem explodir os patos

Em uma sessão de fotos com o famoso fotógrafo Philippe Halsman, o pintor catalão Salvador Dali sugeriu que a dupla explodisse alguns patos para criar um efeito de caos na foto, mas foi lembrado pelo seu companheiro que poderia ser preso por machucar animais nos EUA. Com isso, a dupla optou por encharcar alguns gatos em uma cena com bastante ação, que você logo abaixo.

fechar