O caderninho de Mutarelli

por Luiz Filipe Tavares

Escritor e ilustrador ganha livro com cinco de seus melhores cadernos de rascunhos

O Cheiro do Ralo, Natimorto, A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, Solúvel e O Astronauta. Todos esses livros e HQs têm em comum o imenso talento por trás de suas criações. E os pontos de partida de cada uma dessas obras estão reúnidos em Lourenço Mutarelli Sketchbooks, uma coleção de cinco cadernos de rascunhos que revelam o instigante universo criativo do paulistano Lourenço Mutarelli, nome forte tanto da literatura underground quanto do quadrinho experimental tupiniquim.

“Comecei a chamar meus cadernos de A Vida Com Efeito, porque passei a usá-los geralmente no fim da tarde, quando os remédios que tomava estavam no apogeu da ação... A ideia é rabiscar coisas escritas ou desenhos, sem nenhum valor crítico. Coisas sem a preocupação de finalização. Gosto de jogar coisas, imagens e textos nonsense, muitas vezes algo próximo ao humor. Um humor bobo. E isso se tornou meu maior prazer”, afirmou Mutarelli.

Lançado pela editora Pop, dos designers e artistas visuais Cezar de Almeida e Roger Bassetto, o livro traz impressos em edição fac-símile, que carregam os mais variados tipos de desenhos, anotações, colagens e fragmentos de textos produzidos por Mutarelli nos últimos anos.

O cantor e compositor Arnaldo Antunes escreve a apresentação da obra e aponta o grande diferencial dos sketchbooks de Mutarelli como a “investigação livre de possibilidades, sem meta ou método fixo, que vai do rabisco à figura, do desenho à pintura, do traço rápido e nervoso à composição delicada e meticulosa. O sotaque é sempre o mesmo: o estranho entranhado em cenas cotidianas."

Livro: Lourenço Mutarelli Sketchbooks
Autor: Lourenço Mutarelli
440 páginas
Preço: R$ 150
Editora: Pop
www.livrariapop.com.br 

fechar