por Diogo Rodriguez

Livro reúne mapas e dados sobre os últimos 100 anos do conflito entre Israel e Palestina

Desde que começou, nos anos 1890, o conflito entre israelenses e palestinos já causou muitas mortes, destruição e ânimos acirrados entre dois povos vizinhos há séculos. Houve remarcações de território, de fronteiras e movimentação de colonos e refugiados. Uma confusão para o entendimento de qualquer um, seja judeu, muçulmano ou cristão.

Para tentar arrumar um pouco a bagunça e compreender melhor as disputas, o arquiteto israelense Malkit Shoshan organizou o livro Atlas of the conflict, um apresentação visual da querela israelo-palestina. São mais de 500 mapas e gráficos que mostram a evolução de fronteiras, as plantas dos campos de refugiados, assentamentos e colônias nos últimos 100 anos.

Criado em um ambiente pró-Israel, Shoshan diz que se interessou pela história do conflito e resolveu fazer comparações e acabou descobrindo o outro lado da história, o dos palestinos. Segundo ele, o livro não é político na sua intenção, mas um compêndio de dados para tentar elucidar as questões mais concretas do problema.

Lançado em 2010 pela editora 010, o livro custa 51,50 dólares (importado)

Vai láwww.atlasoftheconflict.com

 

matérias relacionadas