Logo Trip

LUGAR OU HORA ERRADOS

Fortaleza é sem dúvida uma das capitais mais agradáveis do país

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Duas situações, em tese antagônicas, me chamaram a atenção durante a segunda etapa do Super Surf – o circuito brasileiro profissional – realizada na praia de Icaraí, na região de Fortaleza (CE): a dedicação e profissionalismo dos atletas e a péssima qualidade das ondas.
Uma cena: Fábio Gouveia se esforçando ao máximo, surfando seis ondas em tempo recorde, saindo da água correndo para chegar ao palanque, ‘passar o bastão’ para seu colega de equipe, Armando Daltro, que iria repetir o processo com o outro integrante da equipe e este uma vez mais. Essa parte da competição, o Tag Team, é quase uma brincadeira. São formadas equipes de quatro atletas, um deles uma mulher, representando uma região ou estado. É um formato dinâmico que envolve o público e é até mesmo cogitado para o surfe nas olimpíadas. Mas com baixa premiação, a proposta é mesmo oferecer uma atração mais para o público e promover a integração entre os atletas.
Tomei a equipe do Nordeste como referência – quem venceu foi a do Ceará -, porque os dois primeiros atletas são integrantes do WCT, haviam acabado de chegar do Taiti, e apesar das péssimas condições do mar e do prêmio, que dividido foi de R$ 200, se dispuseram a participar da brincadeira.
Interpretei esse quadro de duas formas. Em primeiro lugar, é que não a toa eles estão entre os melhores do Brasil e do mundo: eles amam surfe incontestavelmente. Levei uma pranchinha nova para lá e nem sequer coloquei na água, tal a qualidade das ondas. Em segundo lugar, os atletas estão dando muito valor para o Super Surf.
Essa etapa estava originalmente prevista para a Bahia, mas razões político-financeiras acabaram por transferi-la para o Ceará. Era sabido que as ondas lá nessa época do ano são ruins. O resultado se percebe nas planilhas dos juízes. Em 63 baterias disputadas no masculino, apenas uma soma acima de 21 pontos, o que representa média de sete pontos por onda, e pode ser considerado boa. O protagonista da façanha foi o carioca Raoni Monteiro, que chegou até a semi final.
O campeão da primeira etapa, Leo Neves, não passou da repescagem. Ficou em último, caiu para terceiro no ranking e já tem definido um dos dois descartes previstos na regra. Assim como ele, outros bons atletas deverão descartar a pontuação do Ceará. Ao final das seis etapas, os quatro melhores resultados definirão o campeão brasileiro.
Foge à regra o campeão da etapa, o alagoano Tânio Barreto, que havia ficado em segundo em Saquarema e disparou no ranking. Soma 1860 pontos com mais de 500 sobre o segundo, o pernambucano Savio Carneiro. Em quarto no ranking aparece o paulista Cristiano Guimarães, que revelou ser cearense de nascimento, e ficou, sob as bênçãos de Padre Cícero, com o vice-campeonato.
No feminino a cearense Tita Tavares, que no ano passado disputou o circuito como convidada, e foi campeã vencendo três das quatro provas que disputou, estreou no Super Surf 2001 mantendo o padrão, venceu mais uma. A líder do ranking é a carioca Juliana Guimarães, vice-campeã da etapa.
Fortaleza é sem dúvida uma das capitais mais agradáveis do país – menos para campeonato de surfe nesta época do ano. Ainda assim, o Super Surf segue prestigiado.

NOTAS

SUPER TRIALS
A Quarta etapa do ranking de acesso acontece este final de semana na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC). Estrelas do WCT como Teco Padaratz, Guilherme Herdy e Paulo Moura, que estão fora do Super Surf, já confirmaram presença.

SPEEDBOARD
Acontecerá neste domingo em Barão Geraldo, Campinas (SP), o 3º Encontro de Longboard Skate. Criado a fim de reunir os praticantes, buscar investidores e divulgar as modalidades speedboard, freestyle e downhill slide, frisa a importância do uso correto dos equipamentos de segurança.

PÁRA-QUEDISMO

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram neste último final de semana em Campinas, SP, a 1ª Etapa do Circuito Ford Ranger 2001 de pára-quedismo. As equipes Action, Free Surf e CNA foram as vencedoras. A próxima etapa acontecerá em Presidente Prudente no dia 28 de julho.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM