Incêndios
As pesquisas informam que o Governo esta gastando cerca de 40 mil reais por ano com cada homem que mantém aprisionado e apenas 15 mil reais anuais com cada aluno do curso superior. Nos Estados ainda é pior a disparidade: É gasto 21 mil reais por preso no ano e 2,3 mil reais com cada aluno do ensino médio por ano.
O que esta acontecendo? Os valores estão invertidos? O que se gasta com Educação, esta fartamente provado, ainda é insuficiente para uma educação de qualidade. Falo com conhecimento de causa. Minha Oficina de Leitura e Texto tem recebido convites de ONGs que fazem treinamentos de cursos audiovisuais para jovens. Os jovens sabem mexer com tecnologia de ponta e têm idéias sensacionais, mas não sabem passar para o papel. Minha função é desobstruir. Tento seriamente. Só se aprende a passar idéias para o papel lendo e exercitando. E é por ai que me conduzo. Tento seduzir para a leitura e facilitar o entendimento da escrita. Mas não sou mágico para, com apenas algumas horas de Oficina, desbloquear e recuperar anos que a escola perdeu.
O que é gasto nas prisões, embora esses números indiquem outras conclusões, talvez ainda seja pouco. De cada quatro homens que saem das prisões no Estado de São Paulo, apenas um fica aqui fora. Os outros três voltam. Caso esse que ficou for morto ou sumir, não ficou ninguém. O índice de reincidência no crime esta acima do imaginável. Já poderia até ser tratado como tragédia. Tenho comigo que o principal culpado, no caso, é a ineficiência como é gerido o capital público gasto com o sistema prisional. Depois a impossibilidade de se questionar e fiscalizar tais gastos.
Sempre gastamos muito mais para apagar do que para prevenir incêndios. Não somos assim tão inteligentes como nos acreditamos. Atiramos a bomba para o alto e nos iludimos estupidamente pensando que ela irá criar asas e sair voando para explodir longe. A bomba vai ganhar impulso ao descer e explodirá em cima de nossas cabeças, inapelavelmente.
**
Luiz Mendes
25/11/2011.