Conheça os vencedores da edição 2011 do prêmio do Observatório Real de Greenwich
Em sua terceira edição, o Prêmio de Fotografia Astronômica do Observatório Real de Greenwich revelou ontem os vencedores do ano de 2011. Neste ano, o prêmio foi dividido em quatro categorias: prêmio geral, Terra e o espaço, espaço profundo e o prêmio astrônomo júnior, para fotógrafos de até 16 anos de idade. O observatório britânico recebeu milhares de imagens clicadas durante todo o ano e escolheu quatro como as grandes vencedoras, que você vê na galeria acima ao lado de algumas das finalistas.
O vencedor da categoria geral foi o britânico Damian Peach, que depois de três semana fotografando o céu na ilha caribenha de Barbados, conseguiu enfim uma boa imagem do gigante Jupiter com dois dos 63 satélites existentes em sua órbita: Lo e Ganymede. Na categoria Terra e espaço, o vencedor foi o turco Tunç Tezel, que registrou um momento incrível do céu da aldeia de Oneroa, na costa oeste das ilhas Cook, na Oceania.
O italiano Marco Lorenzi ficou com o prêmio Espaço Profundo com uma supernova remanscente. A foto mostra a expansão de matéria e energia depois da explosão de uma estrela. Já o prêmio de astronomia júnior foi para o jovem porém obstinado indiano Jathin Premjith, de 15 anos, que clicou a Lua em eclipse total obtendo uma cor avermelhada por conta da poeira e da proximidade do satélite com a Terra.
Na galeria acima você vê as vencedoras do Prêmio de Fotografia Astronômica do Observatório Real de Greenwich.
Vai lá: www.nmm.ac.uk