Valorizar quem dedica tempo a aperfeiçoar as ferramentas para multiplicar o saber
A edição 169 da Trip tem dois editoriais. O que você está começando a ler agora e o que aparece na página 92. Os dois, em última análise, vão pela mesma linha: valorizam a importância capital de quem dedica tempo e energia a encontrar e a aperfeiçoar as ferramentas mais eficientes para trocar e especialmente multiplicar os diversos tipos de saberes de que dispomos e que somos capazes de produzir.
Ao passar seus olhos e dedos sobre nossas páginas, você vai sentir que estamos tentando fazer a nossa parte. Ao longo de meses de trabalho, nossa equipe realizou dezenas de reuniões extensas, cravou seus pares de olhos por centenas, talvez milhares, de horas em monitores e folhas de papel, examinando formas, volumes, letras, vazios, administrando espaços, cores, idéias... tudo para encontrar uma nova (e mais bela, clara e eficaz) forma para levar a você, e fundamentalmente para multiplicar, aquilo que de melhor vamos encontrando ao longo de cada período de 30 dias, como temos feito há exatos 22 anos.
Depois das conversas preliminares, o passo inicial foi convocar nosso primeiro conselho editorial oficial. Os quatro primeiros convidados, Carlos Motta, Carlos Nader, Marcello Serpa e Marcello Dantas, passeiam por nossas páginas e universo com intimidade. Uns desde sempre, outros há menos tempo. Todos, porém, com tal identificação com nosso projeto e repertórios de tamanho brilho que se tornaram capazes de energizar e potencializar infinitamente nossos melhores planos.
A partir de suas visões e opiniões, nosso time, pilotado pelo diretor editorial Fernando Luna, pelo diretor de redação Guilherme Werneck, pelo redator-chefe Ricardo Calil e pelo diretor de arte Elohim Barros, trabalhou forte em idéias, nomes, seções, pegadas, enfoques, cortes e recortes... e, em seguida, escalou dois dos mais talentosos nomes do design gráfico nacional contemporâneo: Ciça Pinheiro e Paula Carvalho. Elas passaram, então, a aplicar seus notáveis saberes sobre todas as coisas nas quais acreditamos, que são expressas em forma de visões, opiniões, achados, imagens e emoções mês a mês. O resultado é o novo projeto gráfico/editorial da Trip, que, acreditamos, não só será capaz de clarear ainda mais nossas crenças e idéias para aqueles que nos lêem habitualmente, como, além disso, nos parece sólido o suficiente para revelar com mais força nossa identidade, de forma a estender enormemente as fronteiras de nosso já considerável território.
Que esta multiplicação, gerada pela soma, possa acontecer e frutificar!
Paulo Anis Lima, editor
P.S. Estamos em pleno trabalho de seleção dos nomes para a segunda edição do Prêmio Trip Transformadores. Em breve você começará a conhecer a lista dos indicados.